Levantamento do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta que o volume de vendas durante a Páscoa em 2024 vai crescer 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, a movimentação na região metropolitana da capital deve girar em torno de 59,5 milhões de reais, sendo que o gasto médio aguardado é de R$ 223 por pessoa.
Além das receitas, a demanda do público também tende a ser maior. Isso porque quase 19% dos consumidores pretendem gastar mais em relação a 2023. 6 em cada 10 dizem que vão gastar o mesmo valor.
Neste período, a movimentação se intensifica no ramo de alimentos como supermercados, conveniências, lojas de departamentos, fabricações próprias de chocolates, elaboração de kits artesanais e cestas de café da manhã, restaurantes e afins. Os setores de turismo, entretenimento e lazer também deve se beneficiar durante o período de festividades religiosas.
A pesquisa revela também que 3,1% dos entrevistados viajarão durante o feriado, sendo 21% para fora do Estado e 79% para cidades de Mato Grosso, contudo, a maioria pretende ficar em casa 45% e 7% irão participar de eventos religiosos na cidade. Além disso, 49% pretende participar de brincadeiras que envolvam trocas de presentes, tendo o chocolate como tema principal.
Pagamento
A maioria dos entrevistados pretende comprar à vista (86%). Já 45% das pessoas ouvidas dizem que utilizarão dinheiro ou Pix, enquanto que 24% farão uso do cartão de débito. 22% passarão o cartão de crédito para fazer compras e outros 9% utilizarão outros modelos. Sobre quando pretendem fazer suas compras, 87% deixarão para a semana e véspera da Páscoa.
Os supermercados prometem estar bem movimentados neste período, com quase todos os entrevistados (97%) dizendo que realizarão pesquisas de produtos e preços nestes locais, seguido do e-commece/internet (48%), shoppings (33%), comércio em geral de rua (31%) e feiras (11%).
O superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo núcleo, Fábio Granja, pontua que os dados são de extrema importância para preparar o comércio no período e contribuem para movimentar a economia local de Mato Grosso.
“Apesar do ramo de alimentos ser o grande beneficiado do período, muitas empresas possuem estratégias de atração de clientes com promoções que ajudam a vender mais, uma delas são os brindes de chocolates que sempre funcionam bem. O tema Páscoa será trabalhado por mais de 94% das empresas de diversos ramos na capital”, diz ele.