De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), através de seu núcleo de inteligência de mercado com 250 pessoas, no período de 18/07 a 22/07, no total 93,6% pretendem ir as compras para presentear no Dia dos Pais, já 6,4% não pretendem, sendo o principal motivo a falta de recursos financeiros.
Em relação ao presente que irão comprar, os principais estão entre: Vestuário e acessórios Masculino (moda): 38,2%, perfumes: 23,3%, calçados: 17%, alimentos e bebidas: 5,9%, joias/relógios: 4,9%, telefonia/smartphone: 2,4%, livros/livraria: 1,4%, artigos esportivos: 1,4%, outros: 3,5% e não sabe: 1,0%.
Já questionados sobre a quantidade de itens que irão comprar, os que responderam 1 presente foram 77,6%, 2 presentes: 18%, 3 presentes: 3,6%, 4 presentes e acima: 0,8%, sendo que o valor do ticket médio que pretendem gastar ficou em R$ 267,45.
“Os dados da pesquisa estimam um crescimento nas vendas de 18,2%, quando comparado com 2021”, pontuou o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pela pesquisa, Fábio Granja.
Sobre as formas de pagamento, 52,2% pretende pagar à vista e 47,8% parcelado, utilizando como principais meios o cartão de crédito: 39,6%, dinheiro: 25,2%, cartão de débito: 22,8%, crediário: 7,6%, pix/transferência: 4,4% e outros: 0,8%.
Local de compras
O local preferido para as compras foram os shopping centers: 35,6%, seguido de lojas no centro da cidade: 31,8%, lojas próximas nos bairros onde mora: 15%, internet (sites on-line): 8,2%, vendedores avulsos: 6%, mídias sociais: 1,1% e outros: 2,3%.
A maioria disse também que irá presentear o pai: 64,4%, esposo: 16,4%, sogro: 6,5% e outros: 12,7% e que ainda não começou a pesquisar o presente: 62,9%, contra 30,6% que já está pensando no item que irá dar e 6,6% que já comprou o mimo.
Questionados sobre quando pretendem começar a pesquisar, 59,3% respondeu que na véspera da data, 20,8% disse que 15 dias antes, 15,6% no prazo de 07 dias antes e 4,3% a partir de agora.
Já sobre onde costuma fazer as pesquisas antes de comprar, 61,3% falou que indo pessoalmente na loja, 15,3% em sites de buscas, 13,5% nas redes sociais, 8,8% sites e-commerce, 0,4% comparador de preços e 0,7% outros.
“O Dia dos pais é uma das principais datas do varejo brasileiro, tão aguardada pelos lojistas, já faz com que o comércio de Cuiabá se encontre preparado para recepcionar os clientes. As variedades de presentes são extensas, assim como os canais, locais de compras e formas facilitadas de pagamentos. Esperamos movimentar bem a economia local para fortalecermos as empresas da capital e consequentemente continuar gerando mais oportunidades de emprego e renda”, finalizou Granja.