Vendas de automóveis em Mato Grosso despencam 12,7% em agosto no comparativo com o mês anterior, indica levantamento da Federação da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Mato Grosso (Fenabrave-MT). O resultado já era esperado pelo segmento devido aos efeitos do programa do governo federal de incentivo às vendas de carros populares, que incrementou os números nos meses de junho e julho.
Em contrapartida, o setor registrou alta mensal de 7,7 pontos percentuais na venda geral de veículos. Na visão do diretor da Fenabrave-MT, Paulo Bôscolo, o calendário sem feriados e com 23 dias úteis foi fundamental para o bom desempenho das empresas em agosto.
Os principais responsáveis pelo crescimento dos emplacamentos no último mês foram os ônibus (com incremento mensal de 34% nas vendas), implementos rodoviários (+32,8%), comerciais leves (+30,3%), caminhões (+20,9%) e motocicletas (+9,5%).
Ainda de acordo com Bôscolo, a regularização da demanda e dos estoques ajudou a aquecer o volume de vendas no acumulado dos oito primeiros meses de 2023, que fechou em 69.630 unidades emplacadas – 7,5 p.p. superior em relação ao mesmo intervalo de 2022. A expectativa da entidade é fechar o ano com crescimento de 8%.