As vendas de motos alcançaram um recorde de 2,2 milhões de unidades em 2025 e superaram pela primeira vez o número de carros de passeio vendidos no País. O crescimento foi de 17,1% na comparação com 2024, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 13, pela Fenabrave, a associação das concessionárias.
Só em dezembro, foram vendidas 193,2 mil motocicletas, o que corresponde a um crescimento de 27,2% na comparação com o mesmo mês de 2024. Na margem – ou seja, na passagem de novembro para dezembro -, a alta foi de 7%.
Em 2025, foram vendidas mais motos do que carros de passeio no Brasil, algo inédito em 23 anos de estatísticas. A diferença foi de 200 mil unidades em relação aos emplacamentos de carros, que somaram 2 milhões no ano passado.
Antes da pandemia, tendo 2019 como referência, as vendas de carros eram o dobro das de motos. Porém, desde então, o mercado de motos dobrou de tamanho.
O desempenho reflete não só a expansão dos serviços de entrega (delivery), como também a busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos tanto na manutenção quanto no consumo de combustível.


