O Shopping Popular de Cuiabá foi destruído pelo fogo na madrugada desta segunda-feira (15). O incêndio queimou dezenas de boxes e lojas, resultando em perdas de milhares de reais naquela que já é considerada uma das maiores tragédias comerciais de Mato Grosso.
O Circuito MT preparou uma reportagem especial com tudo o que se sabe sobre o ocorrido, além de vídeos do momento da tragédia.
Início do incêndio e motivos
De acordo com informações, o fogo começou por volta das 2h30 e se alastrou rapidamente. Por volta das 3h, as chamas já haviam consumido boa parte do shopping.
O incêndio teria começado devido a uma falha elétrica no edifício, que é antigo e apresentava uma estrutura precária.
Vídeos, fotos e relatos começaram a circular nas redes sociais, alertando os trabalhadores, que se dirigiram ao local.
Ação dos bombeiros
O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas, o que ainda não foi concluído. Até o momento, ainda existem focos de incêndio dentro do local nas primeiras horas da manhã.
Desabamento
O fogo foi tão intenso que parte da estrutura do shopping desabou devido ao superaquecimento do concreto.
Sem feridos ou mortos
Apesar do enorme prejuízo econômico, não houve vítimas. O fato de o incêndio ter ocorrido de madrugada fez com que o edifício estivesse praticamente vazio, evitando que alguém se ferisse.
Prefeito e governo se solidarizam
Tanto o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, quanto o governador do Estado, Mauro Mendes, manifestaram comoção pelo incêndio.
Ambos afirmaram que o poder público trabalhará pela reconstrução do Shopping Popular. O prefeito esteve no shopping pouco após o incidente.
Histórico do Shopping Popular
O Shopping Popular foi criado em 21 de abril de 1995, em meio a conflitos, discussões e opiniões controversas, conta Misael Oliveira Galvão, presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular.
De acordo com Sandra Carvalho, escritora do livro que conta a história do Shopping Popular, o incêndio que destruiu o shopping popular ficará marcado na história de Cuiabá.
Entretanto, a escritora afirma que o shopping que é um exemplo de resistência será reerguido e irá superar essa tragédia.
“Uma cena que jamais passaria pela minha cabeça seria a do Shopping Popular em chamas e completamente destruído. Eu que acompanhei de perto a trajetória dos camelôs como repórter e depois como assessora de imprensa, que escrevi um livro relatando desde o início até hoje todas as lutas e conquistas dos camelôs do Shopping Popular, toda a linha do tempo até 2023, custo acreditar nessa tragédia. Estou chocada. Porém, pela própria história de resistência, não tenho dúvidas de que eles se reerguerão. O Shopping Popular é um exemplo de solidariedade, sempre estendeu as mãos para o próximo, e agora é hora da sociedade retribuir”, disse Sandra ao Circuito MT.