O comércio de rua e de shopping estará aberto em Cuiabá e Várzea Grande durante o feriado da Proclamação da República, na próxima sexta-feira (15). No entanto, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) das duas cidades, as empresas que optarem por abrir deverão pagar o dobro pelas horas trabalhadas aos funcionários, além da comissão sobre as vendas.
Já os órgãos públicos, tanto municipais quanto estaduais, não terão expediente na sexta-feira. Somente serviços essenciais, como saúde, segurança pública e coleta de lixo, continuarão funcionando para atender à população durante o feriado.
As agências bancárias também estarão fechadas. Contudo, os caixas eletrônicos continuarão operacionais, permitindo que clientes realizem saques e outras operações automáticas. Contas de consumo, como as de água, energia, telefone e carnês com vencimento no dia 15, poderão ser pagas no próximo dia útil sem incidência de juros ou multas.
Na região, as opções de compras e lazer em shoppings e comércio local seguem abertas, proporcionando alternativas para quem deseja aproveitar o feriado para fazer compras ou passear.