Cidades DESTAQUE 2

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Dia dos Finados em Cuiabá

O comércio de Cuiabá permanecerá fechado no próximo Dia de Finados, mesmo após o acordo entre sindicatos de trabalhadores e empresários, que autorizava a abertura no feriado. A decisão foi confirmada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), que orientou que lojas de shoppings e ruas da capital mato-grossense não funcionem. Em contrapartida, a cidade vizinha, Várzea Grande, terá o comércio aberto, autorizado pelo decreto do prefeito Kalil Baracat (MDB).

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá reforçou a restrição, apontando que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) estabelece o fechamento do comércio no feriado, mantendo o feriado como dia de repouso para a maioria dos trabalhadores. Apesar disso, alguns setores considerados essenciais, como supermercados e farmácias, terão permissão para operar, desde que ofereçam compensações aos empregados, como folga ou pagamento em dobro das horas trabalhadas.

A decisão sobre o fechamento do comércio não abrange, entretanto, estabelecimentos como bares e restaurantes, que também poderão abrir, junto com serviços essenciais de saúde e segurança. Enquanto Cuiabá opta por manter o comércio fechado, Várzea Grande segue o caminho inverso, flexibilizando as regras para impulsionar a movimentação econômica local no feriado.

No setor público, os órgãos municipais e estaduais de Cuiabá e do governo, como informado, estarão fechados na sexta-feira (1º) e no sábado (2), sendo que o ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi transferido para sexta pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Já as agências bancárias também estarão fechadas, com apenas os caixas eletrônicos funcionando normalmente.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.