Segundo o médico, é preciso tomar cuidado com a obesidade infantil, cada vez mais frequente. A criança que tem excesso de peso tem muito mais chances de virar um adulto obeso, com todas as doenças associadas.O problema é que muitos pais, ao olharem para os filhos, não conseguem avaliar se eles têm alguma deficiência nutricional ou estão comendo em excesso ou muito pouco. Um estudo feito com menores de 3 anos, em Itupeva (SP), mostrou, por exemplo, que quase 40% delas estavam com anemia, um problema que muitos pais não conseguem detectar.
Para evitar essas complicações silenciosas, é fundamental adotar algumas medidas para que as crianças comam cada vez melhor. Uma das dicas é convidar o filho para ajudar a fazer a comida, como recomendou a nutricionista – um outro estudo recente mostra que as crianças que vão para a cozinha e preparam suas próprias refeições tendem a comer mais e de maneira mais saudável.
Outra dica que pode ajudar muito é montar preparações divertidas, com formas diferentes e cores diversas. Tudo isso ajuda a despertar a vontade das crianças e podem fazer com que elas provem alimentos que nunca provaram, como as frutas, por exemplo. A repórter Renata Cafardo foi até à cozinha da chefe Mayra Abucham para mostrar algumas receitas; confira abaixo como prepará-las.
Chips de maçã – Ingredientes:
– 1 maçã
– 1 ramo de alecrim
– Canela em pó à gosto
Preparo:
Fatie a maçã, sem tirar a casca. Depois, seque as rodelas com papel toalha. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga, para não grudar. Acrescente um ramo de alecrim e umas pitadinhas de canela. Deixe no forno, em temperatura baixa, por cerca de 30 minutos.
Palitos de cenoura, pepino e salsão – Ingredientes:
– 1 talo de salsão
– 1 cenoura
– 1 pepino
– Gelo picado
– Sal grosso
– Suco de limão (meio limão espremido)
– Manjericão fresco picado
Preparo:
Separe o talo do salsão e corte em duas partes. Tire a casca e a base da cenoura, cortando-a no meio. Depois corte o pepino mais ou menos no mesmo tamanho, mas deixe a casca. A chefe explica que é preciso cortar todos os ingredientes em forma de palito. Depois, em um copo, misture gelo picado, um pouco de sal grosso, suco de limão e manjericão fresco picado, para fazer o tempero. A especialista acrescenta que dá para colocar também um pouco de azeite ou vinagre, ao invés do limão, de acordo com o gosto da família. Sirva os espetos com o molho.
Espeto de frutas
A chefe sugere pegar frutas de acordo com o gosto da criança – abacaxi, melancia, melão e carambola, por exemplo – e montar o espetinho com cortes em diferentes form
G1/BEM ESTAR