Chegou a hora: o dia da ceia de Natal está aí. Visto de maneira objetiva, pode ser um ato de dar medo: afinal, assar um peru inteiro, por exemplo, não é coisa que se faça todo dia…
Organizando bem, no entanto, a missão natalina pode ficar menos assustadora. Se não deu para adiantar os pratos da ceia e você só tem dois dias para preparar tudo, acalme-se: com um planejamento rápido, dá para colocar tudo em ordem sem problemas.
Para não se atrapalhar, o importante é levar em consideração não só o tempo de preparo de cada prato, mas também as condições da cozinha, como o tamanho do forno e do espaço para armazenar alimentos na geladeira, entre outros.
Na nossa simulação o jantar (composto de um peru de três quilos com farofa, salada e uma sobremesa) será servido às 22h, mas você pode adaptar os horários para coincidir com a hora em que sua família costuma sentar-se para a ceia e também para o cardápio da casa.
No dia anterior
– Comece pelo básico: descongelar o peru, de acordo com as instruções da embalagem. É recomendado que ele fique pelo menos 12 horas na geladeira antes de ser assado, ainda dentro do pacote e acomodado em uma travessa.
– Verifique os ingredientes para todos os pratos que pretende fazer ? incluindo aí entradas e sobremesas. Adiante o que for possível: itens como arroz, doces e farofa podem ser feitos com antecedência.
– É possível adiantar algum dos pratos que você vai servir? Se você tem os ingredientes, já prepare e acomode na geladeira para reaquecer na hora da ceia.
Pratos, copos e travessas
– Cheque o estado da louça, dos talheres e dos copos que vão ser usados na ceia. Se precisa limpar ou arrumar algo, esta é a hora.
– Você tem panelas ou assadeiras grandes o suficiente para fazer todos os pratos? Se tem, deixe separado para não ficar procurando na hora.
– Compre o que estiver faltando. Se necessário, delegue a tarefa para outra pessoa da família enquanto você termina os preparativos.
No dia D
13h: Tire o peru da embalagem e deixe-o terminar de descongelar (ainda na travessa) na bancada da cozinha. Lembre-se de remover a sacola com miúdos que fica dentro da ave.
– Enquanto isso, prepare a farofa e outros acompanhamentos que desejar servir na hora. À medida em que ficarem prontos, acomode-os em travessas que podem ser reaquecidas (se os pratos de festa não vão no micro-ondas ou no forno, espere até a hora de servir para reaquecê-los na panela e transferir a comida para as travessas de servir).
Hora de servir
19h: Hora de começar a assar o peru. Na receita da nossa simulação, são duas horas de forno. Lembre-se de adaptar para o tamanho da ave que você irá servir em casa: quanto maior, mais tempo de forno ela irá demandar.
21h: Peru assado, hora de dar os últimos toques e aquecer os acompanhamentos. Tire a sobremesa da geladeira e termine de lavar a salada.
22h: Todo mundo à mesa: hora do jantar! Aproveite a refeição e divirta-se!
Fonte: UOL