Cidades DESTAQUE 2

Veja como doar sangue em Mato Grosso


O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, abrirá suas portas excepcionalmente neste sábado (11/05), das 8h às 12h, com o objetivo de facilitar as doações de sangue para voluntários que não podem comparecer durante a semana. Atualmente, há uma maior carência do tipo O Positivo (O+).

“A abertura aos sábados visa proporcionar a doação de sangue para pessoas que não conseguem vir ao MT Hemocentro durante a semana. Estaremos esperando pelos doadores neste sábado de manhã”, afirmou Gian Carla Zanela, diretora da unidade.

As doações podem ser agendadas por meio deste link, pelo número (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou pelo telefone fixo (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e altruísta, beneficiando pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Quem pode doar?

Para doar, é necessário ter mais de 51 quilos, estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, além de ter uma alimentação saudável e não estar em jejum.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, com um intervalo mínimo de dois meses entre as doações, enquanto mulheres podem doar até três vezes por ano, com um intervalo de quatro meses entre elas. Em cada coleta, é retirado um volume de até 450 ml de sangue. Após a doação, é recomendado descanso, evitar atividade física e não ingerir bebidas alcoólicas nas primeiras horas.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.