Todos investem muito de suas vidas no trabalho: tempo, ambição, amizades, emoções. Por isso, a frustração e o estresse são problemas crescentes que podem atrapalhar o andamento da carreira profissional.
Falta de reconhecimento, falta de controle sobre o próprio trabalho e falta de motivação são algumas das situações que mais desmotivam os trabalhadores.
Nessas situações, o empregado pode surtar, pedir demissão e nunca mais olhar para trás, mas ele também pode tentar contornar a situação, por meio de uma conversa com seu chefe direto.
O Glassdoor, site de avaliação de empresas norte-americano, listou 5 dicas para o profissional negociar o que quer na sua carreira:
1) Seja claro ao dizer o que quer
Isso deveria ser óbvio, mas quando o profissional pede alguma coisa, ele deve ter 100% de certeza sobre o que quer. Portanto, quem quer um promoção ou um aumento não deve apenas 'jogar' isso na mesa. Ele deve pensar em quais propostas está disposto a aceitar e como vai negociar.
Aceitar algo que pode se tornar em arrependimento pode manchar a imagem do profissional. Portanto, estar preparado para falar o que quer e também para argumentar são fundamentais para conseguir bons resultados na carreira.
2) Saiba o seu valor
O profissional sempre deve estar pronto para mostrar seus resultados e o que já conseguiu 'construir' com seu trabalho. É importante mostrar seu talento e ainda estar disposto a adquirir novas habilidades. A empresa deve saber o quanto o funcionário colabora para a empresa, e também o que ele é capaz de fazer no futuro.
3) Margem de manobra
Nada de ultimatos ou de colocar a chefia 'na parede'. Saber conversar e negociar pode ajudar, e muito, na hora de pedir alguma coisa para o chefe (aumento, promoção, novas oportunidades). Confrontos e discussões não são sinônimo de problemas resolvidos e só vão trazer mais descontentamento, estresse e desgaste profissional.
4) Negociar cara a cara, mas sem levar para o lado pessoal
A negociação cara a cara evita confusão e ajuda na hora da conversa. E-mails, telefones ou mensagens podem trazer mensagens tortas e complicar todo o processo.
Mas, durante a negociação, o profissional não deve levar tudo para o lado pessoal. Em muitos casos, o chefe direto não pode atender o pedido por causa das diretrizes da empresa.
5) Confirmar o que foi negociado
Em algumas situações, o profissional fala uma coisa e o chefe entende outra e vice-versa. Por isso, é importante que todos tenham certeza sobre o que estão conversando e estejam de acordo com o que será acordado. Prazos e valores devem sempre estar claros.
Fonte: G1