Cidades

Veja 14 passos para ter sucesso na carreira

Não abrir mão da vida pessoal pode ser o segredo para a satisfação na carreira. É o que acredita o diretor de conteúdo do Kindle da Amazon, Andreas von der Heydtis, que listou 14 formas para ser bem sucedido no trabalho, sem deixar de aproveitar o tempo livre com a família e os amigos.
Em artigo publicado pelo Fórum Econômico Mundial, Heydtis afirma que não existe uma fórmula mágica para resolver este dilema, especialmente para pessoas que ocupam cargos de grande responsabilidade.

“Mas posso oferecer uma perspectiva diferente, proporcionando princípios que comprovadamente permitem entrar na vida de alguém e concentrar mais em estabelecer relações sustentáveis e preciosas para garantir o sucesso sem lamentar depois”, diz o executivo.

Veja os passos para ter sucesso no trabalho:

Seja claro sobre o que você deseja alcançar na vida. Por que coisas você quer ser lembrado depois que partir desta vida? Você quer deixar uma conta bancária recheada ou quer ser lembrado como um pai, amigo ou mentor amável e carinhoso?

Seja realista sobre seu trabalho. Tudo bem trabalhar demais se você gosta disso e traz satisfação. Ao mesmo tempo, você precisa reconhecer que não pode fazer tudo. Senão, os resultados provavelmente serão pessoalmente adversos e distantes dos objetivos da empresa.

Não busque a perfeição. A humanidade não é perfeita. Sua família, amigos e colegas tem seus momentos de crise e cometem erros. E tudo bem! Reconheça que de tempo em tempo você e outras pessoas perdem o foco. Não cobre de si mesmo nem dos outros padrões ridiculamente altos. Ao invés disso, foque em iniciativas contínuas de evolução.

Esqueça o equilíbrio entre vida e trabalho. Você deve começar a reformular essa noção. Trabalho e vida pessoal estão irrevogavelmente interligados. Encontre formas de integrar ambos com eficiência e efetividade. Não desperdice sua energia em tentar separar vida e trabalho.

Viva o momento e esteja nele. Quando você está com quem ama e com os amigos dê a eles toda sua atenção e esteja presente com todas as suas forças. Apenas esteja lá para eles. Desligue todos os aparelhos e pensamentos ligados ao trabalho.
Pratique a atenção. Esteja disposto a dar, dividir e ajudar. E não apenas obter ou receber. Ouça mais do que fala. Tente ouvir com mais de duas orelhas. Tente ser uma caixa de ressonância. Seja pró-ativo e seja uma fonte útil.

Admita os erros. Desculpe-se por eles e faça um plano para poder voltar atrás. Tudo bem não saber tudo e não tentar ser profissional demais. Seja autêntico, humano e vulnerável. Isso torna você acessível e simpático.

Seja tolerante e aprenda a gostar das pessoas. Você pode não amar todo mundo, mas você pode ensinar a si mesmo a gostar dos outros. Especialmente aqueles que são diferentes de você pela disposição em abrir suas mentes para diferentes opiniões e mudanças.

Torne isso pessoal. Elogie os outros. Não elogie a si mesmo. Em vez disso, nunca esqueça quem o levou a onde você está. Expresse gratidão sempre que possível aos amigos, colegas, parceiros de negócios, clientes e fregueses.

Seja transparente e encoraje o criticismo construtivo e feedback honesto. Seja corajoso o suficiente para comentar ou sugerir melhoras sempre que tiver vontade.

Faça o que você diz. Quando diz que vai fazer algo, faça. Cumpra seus prazos. Seja sempre um parceiro confiável. Como eliminar surpresas ruins. Isso gera confiança.

Estabeleça um sistema fácil e descomplicado para assegurar-se de que você se conecta com seus contatos de uma forma mais ou menos regular. Às vezes isso pode ser traduzir em escrever um pequeno email. Talvez uma pequena frase ou um curto SMS. Não há necessidade para você escrever uma carta de duas páginas para manter contato com alguém.

Cuide de si mesmo. Só se você estiver feliz, satisfeito e sintonizado com você mesmo você pode estabelecer relações sinceras. Passe tempo suficiente fazendo o que vai te levar a isso: esportes, uma bebida com um ex-colega de trabalho, um dia relaxante em um spa ou um tratamento de beleza, a leitura de um livro.

Não se leve tão a sério. Você é substituível. Eu também sou e todos nós. Curta a si mesmo e mostre a todos ao seu redor que você sabe como se divertir. Só é preciso alguns músculos para sorrir. O humor – incluindo a habilidade de rir de si mesmo – é um grande professor!

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.