Cidades

Veja 14 alimentos que aceleram o envelhecimento

Há uma razão para sua pele ficar com aparência ruim após uma série de festas repletas de comilanças. “O que você come afeta sua pele para melhor ou pior”, disse o dermatologista Ariel Ostad, da Academia Americana de Dermatologia.

Enquanto algumas más escolhas e excessos não vão trazer prejuízos, uma dieta inadequada continuamente pode acelerar o processo de envelhecimento da pele e dos dentes.  O site Health listou 14 alimentos prejudiciais, confira.

1. Doces 
Sobrecarga de açúcar pode dar início a um processo chamado de glicação, que funciona da seguinte maneira: quando consome mais açúcar do que suas células podem processar, o excesso de moléculas de açúcar se combina com as proteínas, criando “produtos de glicação avançada”, que podem danificar o colágeno da pele, a proteína que a mantém firme e jovem, como explicou o dermatologista Ostad.

Como já era de se esperar, muito doce também é ruim para o seu sorriso. “Açúcar adere aos dentes, incentivando bactérias e descoloração”, disse o dentista Brian Kantor.

A recomendação dele é passar água pela boca após a ingestão de um doce para remover qualquer acúmulo.  

2. Álcool 
Fígado saudável é sinônimo de pele saudável e o álcool em excesso afeta o órgão negativamente. “Quando o seu fígado está funcionando bem, as toxinas que podem potencialmente afetar a pele são expelidas naturalmente do corpo”, disse o dermatologista Ostad. “Mas, se as toxinas se acumulam no fígado e não são eliminadas corretamente, sua pele pode desenvolver uma variedade de problemas, como acne, palidez e rugas”, completou.

Bebidas alcoólicas também podem desencadear surtos de rosácea, uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta com vermelhidão principalmente no centro da face.

3. Vinho branco 
O vinho branco faz parte da lista por conta do grande dano dental que causa.

Enquanto o vinho tinto pode alterar a coloração dos dentes, o ácido presente no vinho branco danifica seu esmalte e torna os dentes mais propensos a manchas mais duradouras.

Depois de degustar a bebida, nem pense em correr para o banheiro para escovar os dentes.

Caso contrário, só vai intensificar a erosão do esmalte. “Você precisa dar tempo aos dentes para remineralizarem depois de serem banhados por uma bebida ácida”, esclareceu a dentista Maureen McAndrew, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. “Esperaria uma hora depois de beber para usar a escova de dentes.”

4. Carne queimada 
Sabe aquela casquinha preta que fica sobre a carne? Pois ela contém hidrocarbonetos pró-inflamatórios, o que poderia representar um problema, já que a inflamação quebra o colágeno da pele, disse o dermatologista. Ostad.

Você não precisa necessariamente banir churrasco do seu cardápio, mas, pelo menos, certifique-se de raspar o material preto e limpar a grelha depois para que não contamine a próxima refeição.

5. Alimentos muito salgados 
Você pode não cozinhar com sal, mas isso não garante que sua ingestão seja baixa. “Muitos alimentos enlatados são preservados com o sódio, o que pode fazer com que você retenha água e tenha uma aparência inchada”, disse a dermatologista Ranella Hirsch.

6. Carnes processadas 
Linguiça, salsicha, bacon. “Muitas dessas carnes têm sulfitos e outros conservantes, que podem desencadear a inflamação na pele e acelerar a aparência de envelhecimento” alertou o dermatologista Ostad. Também tendem a ser ricas em sal, o que pode fazer com que pareça inchado.

7. Comida picante 
Comida picante agrava pele com propensão a rosácea (doença inflamatória crônica da pele que se manifesta com vermelhidão, principalmente no centro da face). Também pode causar danos durante a menopausa. “Acredita-se que os vasos sanguíneos da pele são mais reativos nessa época”, disse o dermatologista Ostad, e comida picante dilata os vasos sanguíneos, fazendo com que as mulheres na menopausa tenham uma aparência manchada e menos jovem.
Algo apimentado ocasionalmente não traz problema, mas, se for algo frequente, pode levar a vasinhos, inchaço e vermelhidão permanentes, completou o médico.

8. Carne vermelha 
“Carne gordurosa gera radicais livres”, disse o dermatologista Ostad.
Os radicais livres estão em busca de elétrons e acabam prejudicando células saudáveis, o que afeta a capacidade da sua pele para se proteger e gerar colágeno. Não há problema em comer um hambúrguer aqui e outro ali, só não pode ser tornar um hábito. “Você fica melhor com carnes mais magras, como um hambúrguer de peru ou frango”, comentou o dermatologista Ostad. E lembre-se de apostar em antioxidantes, sejam eles encontrados em alimentos saudáveis ou em cremes, porque ajudam a combater os radicais livres.

9. Bebidas energéticas 
Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes, porque são ácidas, o que os tornam mais vulneráveis a manchas.
Se você for consumi-la, aposte em um canudo. “Quanto menos contato com os dentes, melhor”, afirmou o dentista Kantor.

10. Limonada 
Todas as bebidas cítricas desgastam o esmalte dos dentes, mas limões causam os piores danos, como mostrou um estudo da General Dentistry que o comparou com laranja e toranja. “Adicione o açúcar na limonada e você tem o desgaste do esmalte do ácido, além de acúmulo de placa do açúcar, criando manchas e decadência”, comentou o dentista Kantor. Se for saborear a iguaria, prefira com o auxílio de um canudo, que diminui o contato com os dentes.

11. Qualquer coisa com cafeína 
“A cafeína é como qualquer outro diurético, que pode fazer com que você excrete fluido e esgote a umidade do seu corpo”, disse a dermatologista Ranella. E, sim, isso inclui a sua pele: “qualquer coisa desidratante pode desidratar a pele, tornando-a envelhecida.”

Portanto, tome cuidado com refrigerantes do tipo cola, café, chá preto.

Não se esqueça de apostar em hidratantes para o corpo e rosto.

12. Café 
A cafeína não é a única razão para dizer que beber café pode envelhecer.

Também prejudica os dentes. “Bebidas ácidas pode criar poros microscópicos na superfície do esmalte, causando erosão”, esclareceu a dentista Maureen.

Como o consumo moderado de café traz benefícios à saúde, não precisa abandoná-lo.

Basta ingerir na sequência um copo de água. “A água tem um pH neutro, que lava o ácido”, explicou a dentista. “Chiclete sem açúcar também pode reduzir a descoloração, uma vez que aumenta a sua produção de saliva, e saliva remineraliza os dentes.”

13. Gorduras trans 
No caso de o risco de doença cardíaca não ser suficiente para você fugir da gordura trans, encontrada em frituras e alimentos processados, saiba que também pode ser ruim para a sua pele. “Promovem a inflamação”, comentou o dermatologista Ostad.

Lembre-se que inflamação prejudica a produção de colágeno.

Além disso, as gorduras não-saudáveis podem torná-lo mais vulnerável aos danos dos raios UV, que são a causa número um de envelhecimento, de acordo com um estudo preliminar em ratos publicado em Lipids .

14. Chá preto 
Devido ao alto teor de tanino, quem bebe chá pode ter manchas nos dentes.
A boa notícia é que um novo estudo publicado no International Journal of Dental Hygiene   afirma que a caseína do leite reduziu manchas nos dentes induzida pelo chá.

Se quer beber a iguaria, coloque um pouco de leite nela e esqueça do limão, que é ácido e prejudica o esmalte do dente. 

Fonte: Tera

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.