Mix diário

Vance: EUA buscam criar bloco comercial de minerais críticos com aliados, de olho em China

A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, quer criar um bloco de comércio de minerais críticos com seus aliados que usará tarifas para manter pisos de preços e se defender contra a tática da China de inundar o mercado para minar qualquer potencial concorrente, disse o vice-presidente dos EUA, JD Vance.

Segundo ele, a guerra comercial no último ano expôs o quanto a maioria dos países depende dos minerais críticos sobre os quais a China tem um domínio. “Queremos que os membros formem um bloco comercial entre aliados e parceiros, um que garanta o acesso americano ao poderio industrial americano, enquanto também expande a produção em toda a zona”, afirmou.

Vance considerou que há uma oportunidade de autossuficiência em que os EUA nunca precisarão depender de “ninguém” além do próprio país, para os minerais críticos necessários para sustentar as indústrias e sustentar o crescimento.

Minerais críticos são necessários para tudo, desde motores a jato até smartphones. A China domina o mercado desses ingredientes cruciais para produtos de alta tecnologia. Fonte: Associated Press*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve