O ano de 2018 começa com muitas expectativas de ser melhor que o ano que passou. Sempre foi assim, nunca deixando de crer nas esperanças e novas realizações, prosperidade e otimismo.
Com o calendário com muitos feriados, de Copa do Mundo e as eleições, tudo que vai afetar o mercado comercial e os empreendimentos em todas as áreas e atividades. Teremos que trabalhar e esperar como o governo vai reagir suas definições e um vigoroso crescimento econômico para que o país tenha um desenvolvimento geral da nação.
No cenário da construção civil segue o ritmo das medidas adotadas no mercado, nas projeções do crescimento da economia e não contando com milagres em 2018.
A tendência e perspectivas positivas são no sentido de que o mercado invista cada vez mais em soluções tecnológicas e que a cultura de inovação se consolide.
O novo cenário do setor são as empresas que têm a capacidade de se adaptar e antecipar tendências que serão altamente competitivas no mercado. Já podemos dizer que as dificuldades que o setor enfrentou nos últimos anos começam a ficar para trás, gerando grandes expectativas de recuperação e inovações.
Com os processos de evolução das empresas nas novas tecnologias e inovações nesse desenvolvimento, damos alguns exemplos: tijolos inteligentes; drones; impressão em 3D; sensores para os mais diversos tipos de análise; sistemas informatizados; dispositivos móveis e softwares de gestão; modularização e outros.
Umas das grandes eficiências na construção civil é a falta de deficiência na capacitação de pessoal em todos os níveis assim como operários, técnicos em construção e encarregados até o aprimoramento de arquitetos e engenheiros.
O otimismo em relação ao futuro no desafio ao crescimento e à rentabilidade faz parte das promessas para 2018.
www.facebook.com/arqedmilsoneid