Política

“Valtenir foi uma surpresa negativa”, avalia Luciane presidência do PSB

A prefeita de Juara (700 km de Cuiabá), Luciane Bezerra (PSB), classificou como “negativa” a nomeação do deputado federal Valtenir Pereira para a presidência do PSB de Mato Grosso. “Todos recebemos isso como uma surpresa negativa para o partido. O PSB era um dos partidos que mais cresciam no Estado, mas porque mudou a conduta de se fazer política”, relatou a prefeita à Radio Capital FM, na manhã desta sexta-feira (16).

O deputado deixou o PMDB, e foi nomeado a presidente da sigla estadual na tarde de quarta-feira (14), substituindo o deputado Fábio Garcia. A nomeação gerou descontentamento dos correligionários do partido e até rumores de debandada dos políticos para outras siglas. 

Valtenir Pereira já foi eleito presidente da sigla no estado no fim de 2011. À época, o deputado federal teve grandes embates com Luciane Bezerra, que ocupava cadeira na Assembleia Legislativa – segundo ela, por falta de conduta política do político.  

“Eu quando fui deputada tive muitos embates com o deputado Valtenir. Eu acho que nada pessoal, mas sim da conduta, de como faz política, que eu acho que não soma, não cresce, que não tem respeito”, critica a socialista. E acrescenta “ Voltaremos a um passado que não deixou saudade para ninguém”.

Uma reunião entre os correligionários mato-grossenses deve ocorrer na tarde desta segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A intenção, segundo Luciane, é não abandonar a sigla, contudo, nada é descartado. 

“A principio ninguém quer desistir do PSB, todos nós vamos lutar pelo PSB, mas se não for possível, ai será tomada um decisão em conjunto com todos”, pontua.

Janela Aberta

Caso decidam deixar o partido, os correligionários do poder legislativo ficam sem sigla, e podem até perder o mandato. Para que isso não aconteça é preciso esperar a abertura de janela partidária. A janela para trocas partidária será aberta em março de 2018.

Se a saída do partido for realizada antes da abertura de janela, mas com o consenso dos partidos, nada acontece – a exemplo do deputado Valtenir Pereira.

Com isso, já há um movimento do Democratas no Congresso Nacional querendo angariar mais nomes descontes do PSB, para o DEM. 

Entenda o caso

O até então presidente do PSB, deputado Fábio Garcia, foi destituído do posto após ter descumprido decisão interna e votar favorável a Reforma Trabalhista na Câmara Federal, em abril deste ano. Assim, o presidente da executiva nacional, na tarde de quarta-feira nomeou o deputado Valtenir Pereira como novo presidente da sigla no estado.

A decisão foi recebida com resistência pelo grupo, dentro do PSB-MT, de apoio a Fábio Garcia e o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes. O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, disse que os quatro deputados estaduais e dois federais com mandatos pela sigla foram pegos de surpresa e avaliam, novamente, uma saída em grupo do partido.

“Estamos todos atônitos com essa decisão, pois foi nosso grupo que organizou o partido, trabalhando para o crescimento no Estado. Estávamos dentro de um partindo em que sentíamos confortáveis”, disse o deputado.

Veja mais

Valtenir se filia ao PSB e assumirá a presidência da sigla em Mato Grosso

Garcia diz que PSB se contradiz com escolha por Valtenir na presidência em MT

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões