“Não teremos um momento sequer para relaxar até que os jogos inaugurais sejam disputados em todas as 12 cidades. E que partidas temos pela frente! Dificilmente uma Copa do Mundo da FIFA ofereceu antes tantos encontros de alto nível. Isso põe ainda mais pressão em todos nós e particularmente em nossas equipes em cada sede, já que todas elas – desculpem-me se sou repetitivo – têm de estar perfeitas”, escreveu ele em sua coluna semanal publicada no site da Fifa.
Valcke ressaltou que nos últimos dias esteve em todas as cidades brasileiras que irão receber jogos e disse ter constatado um crescente entusiasmo com a proximidade do Mundial. “O clima da Copa do Mundo já é evidente até mesmo a milhares de metros de altura. Não resta dúvida de que a febre da Copa do Mundo está começando a pegar nos brasileiros e nos milhões de torcedores por todo o mundo, afirmou o secretário.
Em um texto entusiasta, ele lembrou que, ao longo dos 32 dias de Copa, serão disputadas 64 partidas, com direito a transmissão de 600 emissoras em todo o mundo.
Testes
Mesmo com a proximidade do evento, no próximo domingo (1), a Arena Corinthians, em São Paulo – palco de abertura da Copa – passará por seu último evento teste. Uma partida entre Corinthians e Botafogo, válida pelo Campeonato Brasileiro.
“Será o momento em que teremos condições de avaliar todos os aspectos e então fazer os ajustes finais para garantir que tudo esteja perfeito para a cerimônia de abertura e o jogo inaugural em 12 de junho”, ressaltou Jérôme Valcke.
Na próxima semana, ainda de acordo com o secretário, também em São Paulo, acontece uma série de reuniões sobre a Copa do Mundo, bem como o 64º Congresso da FIFA, que reunirá as 209 federações afiliadas a entidade.
Expectativa
Valcke disse estar certo de que “as seleções participantes e os milhões de torcedores – que se prepararam ansiosamente por meses, e alguns até por anos, para tornar realidade seu sonho de viver de perto uma Copa do Mundo da FIFA e estar no país dos pentacampeões mundiais, tão conhecido por suas celebrações – passarão os melhores momentos de suas vidas e terão uma experiência inesquecível”.
"Já tem Copa, como vocês diriam no Brasil. A Copa do Mundo está aqui. O mundo está pronto para viver o Brasil", finalizou ele.