“Tal patologia impedirá a livre movimentação da estrutura de concreto, causando-lhe fissuras”, alerta o relatório.
O viaduto da UFMT também se encontra concluído e apresentando o mesmo problema observado no viaduto do Aeroporto: sem juntas de dilatação.
Quanto à estação do Porto (Tuffic Affi), orçada em R$ 3.970.067,62, foram medidos (até abril/2014) R$ 685.713,29, equivalente a 19,2%, sendo que R$ 673.048,15 referem-se a
infraestrutura.
Contudo, em vistoria realizada no local destinado à Estação Tuffic Affi em 11 de junho de 2014, cerca de 40 dias após a 21ª medição, o TCE não observou a execução da infraestrutura. Havia apenas entulho na área, conforme a foto.
Já a trincheira Luiz Felipe apresentava as cortinas de concreto armado concluídas, restando executar os serviços de escavação e bota-fora do solo.
Desapropriações pendentes
Das 948 desapropriações previstas até o momento, apenas as obras de duplicação da Estrada Guarita e do VLT totalizam 511 áreas a desapropriar, ou 53,90% do total (respectivamente 18,25% e 35,65% do total).
Desse total, foram liberadas 681 desapropriações, ou seja, ainda restam 267 imóveis a serem desapropriados, sendo que as principais pendências, mais uma vez, estão nas obras da Estrada da Guarita e do VLT (14,23% e 73,40%, totalizando 87,63 % das pendências).
Tal situação é preocupante diante do fato de que as desapropriações não concretizadas foram uma das principais causas de atrasos nas demais obras. “Como exemplo temos o atraso nas obras da Estrada da Guarita, que teve como causa determinante as desapropriações não concretizadas”, diz o relatório.
Assim, com relação ao VLT, o TCE diz ser necessário que o Governo do Estado assegure recursos financeiros e tome todas as providências ao seu alcance para fazer frente às desapropriações pendentes, sob pena de ocorrerem mais atrasos e, consequentemente, mais transtornos à população.