Em 2015, a Prefeitura de Cuiabá irá atender cerca de seis mil alunos nas creches municipais, número ainda é insuficiente para cobrir toda a demanda da capital. O Plano Nacional de Educação, estabelece que a meta de atendimento nas creches deve chegar a 50% de cobertura, mas hoje o município atende a apenas 27,85%.
Os poucos pais que conseguem matricular os seus filhos enfrentam grandes dificuldades, muitos precisaram dormir em grandes filas formadas nas portas das unidades municipais.
Dyenner Marley, 20 anos, contou a reportagem do Circuito Mato Grosso, que dormiu uma noite na fila da creche Municipal Amália Curvo, no bairro Residencial Coxipó, para conseguir matricular seu filho de dois anos. Ela conta que mais de 30 mães e pais dormiram na fila para matricular seus filhos, mas nem todos conseguiram uma vaga.
“Eu tive que chegar na porta da creche um dia antes do atendimento para garantir minha vaga, no mesmo dia, mais de 30 pessoas estavam na fila, mas, mesmo assim, teve quem não conseguiu vaga”, ressaltou Dyenner.
A moradora do bairro Parque Cuiabá, Daniela Braatz, de 30 anos, não teve a mesma sorte. Para conseguir trabalhar, ela contratou o serviço particular para seu filho de um ano. Ela relata que já tentou várias vezes matriculá-lo na rede municipal, mas nunca encontrou vagas.
“Eu tentei matricular meu filho em várias creches de Cuiabá, mas nunca encontrei vaga, e me disseram que eu teria que dormir na porta das creches para tentar uma vaga, eu moro sozinha, não tenho família aqui e já tenho dois filhos, como eu faria para dormir no relento com meus dois filhos? Fica difícil”, desabafou.
Outro Lado
O secretário municipal de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, disse ao Circuito Mato Grosso que a pasta conta com um setor de redimensionamento, responsável por atender os casos em que os pais não conseguiram matricular os seus filhos.
“O responsável deve procurar o setor competente da Secretaria (Redimensionamento), ou ligar no 0800 646 2003, disponível no site. Lá eles realizam cadastro junto à Secretaria, e a equipe começa a mapear as vagas existentes, entrando em contato com o responsável e procedendo o devido encaminhamento”, afirmou Gilberto.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Educação, as matriculas para novos alunos do ano letivo de 2015 começaram no dia 1° de dezembro. O numero de vagas disponíveis foram de 5.997 mil para este ano. A capital conta hoje com 51 creches, espalhadas pelos bairros da cidade, a faixa etária é de quatro meses a três anos e onze meses, para as creches. As aulas em toda rede municipal e estadual de ensino voltam no dia 2 de fevereiro, conforme calendário.