Cidades

Vacinação contra Febre Aftosa começa neste domingo (01)

Foto: Chico Valdiner

Começa neste domingo (01) a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso. O lançamento oficial foi realizado nesta sexta-feira (29.04), na Fazenda JK, localizada na BR-364, em Santo Antônio de Leverger. A previsão é de que 12 milhões de bovinos e bubalino sejam imunizados até o dia 31 de maio quando encerra a primeira etapa.

Nesta etapa, o produtor deve vacinar todo o rebanho, de 0 a 24 meses de idade, com exceção das propriedades do baixo Pantanal, que pela dificuldade no manejo dos animais no período de cheia tem a prerrogativa de realizar a vacinação no mês de novembro ou quando houver saída de animais da propriedade.

O produtor rural já pode se dirigir a uma loja licenciada pelo Indea para adquirir a vacina. A comunicação da vacinação precisa ser feita até 10 de junho, nos escritórios do Indea localizados em todos os municípios mato-grossenses. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Quem não vacinar o rebanho dentro do período da campanha pagará multa de 2,25 em UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado.

Livre de aftosa

Mato Grosso comemora em 2016 a marca de 20 anos de área livre de febre aftosa com vacinação, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O Estado é o detentor do maior rebanho bovino comercial do país, com 29,2 milhões de cabeças.

Para o presidente do Imac, Luciano Vacari, o controle do status sanitário aliado à produção de qualidade abre portas para a exportação. “Foi por meio do controle sanitário que obtivemos o status sanitário de ‘livre de febre aftosa com vacinação’, reconhecido mundialmente como um controle de qualidade que é fundamental para um Estado com grande extensão territorial, com o maior rebanho comercial do Brasil. E nós queremos utilizar esse maior rebanho para exportarmos a melhor carne do Brasil”.

Brucelose

O produtor pode aproveitar o período para vacinar as fêmeas com idade de 3 a 8 meses contra brucelose. A primeira etapa da campanha teve início em 1º de janeiro e vai até 30 de junho. A vacinação precisa ser feita uma única vez. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e em fêmeas com idade superior a 8 meses.

As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cara como, por exemplo, o V6. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão. O atestado de vacinação deve ser apresentado ao Indea até o dia 10 de julho.

 

(Com Assessoria) 

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.