Cidades

Vacinação contra a poliomielite chegou a 91,5% em MT

A campanha nacional de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo, realizada entre os dias 8 de novembro a 30 de dezembro de 2014, teve meta satisfatória em Mato Grosso. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), através do Programa Estadual de Imunização, conseguiu alcançar o índice de 91,50% do público alvo imunizado contra a pólio e de 89,36% contra o sarampo. A meta estipulada do Ministério da Saúde era de 95%. 

Contra a poliomielite 206.455 crianças, entre seis meses e cinco anos de idade incompletos, foram imunizadas em todo o estado. Já a vacinação contra o sarampo imunizou 545.963 crianças, entre um e cinco anos de idade. Além do sarampo, a vacina conhecida como tríplice viral, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba. 

A campanha tem como objetivo manter a erradicação da pólio, que não apresenta casos no Brasil desde 1990, e garantir a eliminação do sarampo no país. No caso do sarampo, o último caso registrado em Mato Grosso foi em 1999. Apesar do avanço na eliminação da doença, ela ainda ocorre em outros países e houve um aumento considerável dos números de casos confirmados no Brasil nos últimos três anos. Em 2012 foram apenas dois registros; em 2013 220 casos foram confirmados; e em 2014 esse número subiu para 705. 

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Flávia Guimarães Dias, destaca a importância do Estado manter a vigilância dos casos suspeitos e o alerta constante frente a situação epidemiológica do país. “Em 2014 tivemos 16 casos suspeitos. Apesar da cobertura vacinal estar dentro dos níveis desejáveis, 48% dos municípios não conseguem vacinar a sua população e isso compromete a homogeneidade do estado como um todo”. 

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa, e é preciso minimizar os riscos de retorno e propagação da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas contra o sarampo e a poliomielite estão disponíveis durante todo o ano nos 35 mil postos espalhados pelo país e fazem parte do calendário de rotina da criança. 

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.