A 20° Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começou oficialmente nesta segunda-feira (23), em todo país. Nesse mesmo dia, foi confirmada a morte de uma paciente de 36 anos, vítima do vírus H1N1, no município de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá.
Toda situação fez com que as pessoas lotassem os postos de vacinação e as doses da vacina esgotaram em apenas alguns dias. Os atendimentos começaram às 07h30 e foram até as 16h30. De acordo com a SES, uma média de sete mil pessoas que estão dentro do grupo prioritário foi vacinada. A previsão é que até sexta-feira cheguem mais doses na cidade para imunizar mais de 20 mil pessoas.
Com medo da doença, as pessoas tem recorrido às farmácias para conseguir as doses. Porém o custo pode chegar até R$ 150.
Grupo prioritário da campanha
As pessoas cuja prioridade é máxima neste momento da vacinação são as a partir de 60 anos, crianças dos seis meses até menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade — o que incluem adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas — e os funcionários do sistema prisional.