Cidades

Usuários reclamam da falta de eficiência no serviço

O grande volume de multas de trânsito emitidas em Cuiabá, somado à ineficiência no atendimento ao público, por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), tem causado transtornos à população que busca os serviços.

Quem precisa realizar alguns procedimentos, como transferir os pontos da infração para o condutor que estava ao volante, retirar a guia de recolhimento para pagar a multa, ou ainda apresentar recursos para tentar anular a notificação, muitas vezes se depara com filas e demora no atendimento.  

Situação que poderia ser diferente se o município disponibilizasse mais serviços que pudessem ser efetuados pela internet. Em fevereiro de 2015, a prefeitura anunciou a criação de um sistema para facilitar a vida dos usuários. Além de poder consultar se cometeu alguma infração, a informação era de que os motoristas também poderiam fazer a indicação do condutor do veículo que dirigia quando a multa foi emitida, e apresentar recursos para as multas consideradas injustas.

No entanto, depois de um ano, quase todos os procedimentos continuam indisponíveis. No portal, o proprietário do veículo só consegue verificar se existem multas em seu nome, depois de digitar a placa e o número do Renavan. Outros serviços, que supostamente seriam ofertados pela internet, como transferência de pontos e apresentação de recursos, só podem ser efetuados presencialmente. 

Fiscalização eletrônica

Somente no primeiro ano de funcionamento dos equipamentos eletrônicos de monitoramento do trânsito em Cuiabá, foram aplicadas 289 mil multas. No entanto, mais radares foram instalados no final do ano passado. Com os novos aparelhos funcionando a todo o vapor, o número de autuações deve crescer significativamente e como não poderia deixar de ser, a arrecadação do município também.

No entanto, o montante equivalente às multas emitidas é bem maior que o valor efetivamente recolhido, já que muitas das multas não foram quitadas. Até o mês de outubro, quando o sistema de fiscalização eletrônica completou um ano na cidade, apenas 15% dos motoristas notificados tinham quitado os valores cobrados pelas infrações, segundo informações da Semob , totalizando cerca de R$ 3,2 para os cofres da Prefeitura.

Entramos em contato com a secretaria em questão, para saber se há previsão de que os serviços relacionados a multas sejam disponibilizados pela internet e também para solicitar o número atualizado de infrações de trânsito, mas não obtivemos respostas até o fechamento desta edição.  

Panorama estadual

Em Mato Grosso, o número de autuações de trânsito cresceu 40,8% no ano passado, quando diversos municípios passaram a contar com sistemas eletrônicos de fiscalização. Nos doze meses, foram registradas mais de 747 mil infrações em todo o Estado. Em 2014, foram 530.822 autuações. De acordo com os dados, do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), 20% dessas infrações foram cometidas na Grande Cuiabá, o que equivale a 106.417 infrações.

Confira íntegra da reportagem na edição 573 

Thales de Paiva

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