Essa semana o Circuito Mato Grosso recebeu fotos dos banheiros do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN/MT) e uma denúnica de que a estrutura deste órgão público estadual não apresenta condições de uso e que homens e mulheres estariam compartilhando o mesmo ambiente. A reportagem do Circuito esteve na quarta-feira (17), no prédio Detran, localizado no Centro Político Administrativo, e durante a vista constatou os problemas enfrentados pela população no local. Deficientes físicios não conseguem usar a estrutura existente ali.
O único banheiro encontrado pela reportagem apresenta problemas estruturais e precisa de reformas.
O local de acesso aos sanitários fica atrás de uma lanchonete, próximo ao Protocolo Geral e está com a estrutura sucateada. Parte da porta oxidada, não possui tranca na parte interna, o local é escuro e a lâmpada está queimada e não possui identificação de gênero. Além disso, o vaso sanitário não possui assento, a pia não possui sabão para higienizar as mãos. O local não é adaptado para pessoas com necessidades especais. Um segundo banheiro que fica ao lado e poderia ser uma outra alternativa de uso, está trancado.
O senhor João Reis Lima, 59 anos, morador do bairro Alvorada, aguardava atendimento no Detran/MT para receber os documentos do carro. Ele relatou que precisou usar um banheiro, mas não conseguia encontrar outro. “O Governo não está fazendo nada, poderia ao menos arrumar os banheiros do órgão públicos”, relatou. Minutos depois de ter se deslocado de lugar em lugar, o senhor João conseguiu usar um banheiro em um terceiro pavilhão. “Conseguir que os guardas abrissem o portão para eu usar o banheiro, mas este também precisa de reparos, a porta está bem enferrujada”, comenta.
Outro usuário que não quis ser identificado relatou sua insatisfação: “pagamos muitos impostos, é uma vergonha este banheiro, um verdadeiro descaso e falta de respeito com nossa sociedade”. Nosso repórter tentou encontrar algum responsável no local que, pudesse explicar os problemas dos banheiros, mas o atendimento no Detran/MT começa ao meio dia e não havia servidores no local.
Embora o único banheiro disponível fique em uma estrutura anexo ao prédio da lanchonete, os trabalhadores relataram que não são responsáveis pela limpeza e nem manutenção, que todo trabalho é de competência e responsabilidade do Detran.
Outro lado
Em nota, divulgada na tarde de ontem (18), O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) informou que estão disponíveis ao cidadãos que utilizam os serviços da autarquia na sede do Detran Cuiabá em Cuiabá, os banheiros instalados no prédio próximo à cantina, no bloco da Diretoria de Habilitação e no bloco onde está instalada a Ouvidoria Setorial da autarquia, os banheiros são utilizados tanto pelos usuários quanto pelo servidores deste Departamento.
A instituição reiterou, que está tomando as medidas necessária para adequação do seu espaço físico para melhor atender aos cidadãos que procuram os serviços oferecidos pela autarquia na sede do Detran em Cuiabá.
Um projeto para readequação dos prédios da sede está em andamento, com o objetivo de melhorar a estrutura física proporcionando mais acessibilidade e conforto ao cidadão e usuário.