Cidades

Uso em excesso de medicamentos supera o consumo de drogas no exterior

 
"Este uso se intensificou em todas as regiões" e em "alguns países supera a taxa de consumo de drogas ilícitas", indicou em seu relatório anual a Jife, um organismo da ONU com sede em Viena. A entidade não informa, no entanto, quais são esses países.
 
A entidade indica que o continente americano é particularmente afetado, e que as mulheres consomem mais que os homens. Para a Jife, é preciso reduzir a oferta desses medicamentos e sensibilizar a opinião pública. 
 
Internet
 
No capítulo referente ao abuso de drogas lícitas, a juta chama atenção para a venda ilegal de remédios pela internet, algo que cresce conforme aumenta o acesso das populações à rede. 
 
Segundo a Jife, vários países da Europa e da América do Norte realizam campanhas regulares, muitas vezes na própria web, para informar o público sobre os perigos potenciais de encomendar produtos farmacêuticos pela internet. Alguns desses sites inclusive têm ferramentas para ajudar o consumidor a verificar se a empresa em questão existe e é idônea. Alguns também têm espaço para denúncias. 
 
Opioide
 
A entidade também alerta para o abuso de tramadol, um remédio indicado para aliviar a dor que gera dependência, problema que já havia sido ressaltado no relatório de 2012. 
 
Mais de 30 países (dos 80 que participaram do levantamento) reportaram o uso recreativo da substância. E os índices vêm aumentando em 12 deles. 
 
Para a organização, é importante que o remédio seja rigidamente controlado em todos os países. (Com AFP)
 
Uol
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.