O Univag Centro Universitário, em parceria com o Centro Cultural Ikuiapá, uma unidade do Museu do Índio, entre os dias 18 e 22 de maio, integrou a 13ª Semana de Museus. O evento, que ocorre há 13 anos, tem o objetivo de comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, que neste ano teve como tema norteador Museus para uma sociedade sustentável. Museus e instituições afins disponibilizam programação especial em prol da data. Ao todo, 609 municípios participaram da iniciativa, com 1.378 instituições e 4.570 atividades que discutiram a sustentabilidade como um desafio do planeta.
O cartaz de divulgação do evento estampou Menino com lagartixas, de Lasar Segall (1891-1957), um artista que chegou ao Brasil em 1923 e entrou em contato com os Modernistas. Seus primeiros trabalhos no país revelaram sedução pelos trópicos. Testemunha desse encantamento foi expresso em Encontro (1924), imagem do casal Jenny e Lasar Segall, quando se autorretratou mestiço.
No Univag, o evento teve a participação de 200 alunos do Serviço Social e Pedagogia com projeção de filmes e palestras de Anna Maria Ribeiro Costa, O material e o imaterial: tecnologia indígena para uma sociedade sustentável, Rosana Lia Ravache, A presença da cultura africana no cotidiano dos brasileiros, Mabel Strobel M. Weimer, Afrodescendentes: a educação escolar quilombola na perspectiva da diversidade cultural para uma sociedade sustentável, e Loyuá Ribeiro Costa, Índios e afrodescendentes sob a ótica da Legislação brasileira: Constituição Federal, Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008.
Que o intento do Instituto Brasileiro de Museus atinja mais municípios e instituições mato-grossenses e possa contribuir com a ampliação da visitação em instituições museais. Pela conscientização do público, esta prática certamente fortalecerá ainda mais o respeito à diversidade cultural e a necessidade de construir uma sociedade mais cooperativa e solidária e incitar a equivalência entre o tradicional e o novo.