Nesta quarta-feira, em comunicado oficial assinado pelo presidente Celso Barros, a cooperativa de médicos anunciou o fim da parceria. O contrato venceria apenas em 2016, mas a empresa optou por romper o vínculo imediatamente.
A união entre Flu e Unimed rendeu bons frutos para os dois lados. A empresa aumentou seu número de associados, enquanto o clube conquistou títulos importantes no período: três Campeonatos Cariocas (2002, 2005 e 2012), dois Campeonatos Brasileiros (2010 e 2012) e uma Copa do Brasil (2007), além do vice-campeonato da Libertadores de 2008.
A Unimed vinha sendo essencial na estrutura econômica do Fluminense. A cooperativa era responsável por arcar com grande parte dos salários e direitos de imagem do elenco, sendo peça-chave na contratação de jogadores mais caros como Fred, Deco e Conca. Agora, sem o aporte financeiro, o clube deve passar por uma reformulação.
A expectativa é que atletas deixem o Fluminense neste final de ano. O lateral Carlinhos já se mudou para o São Paulo, enquanto nomes como Valencia, Diguinho, Diego Cavalieri, Rafael Sobis e até o artilheiro Fred podem sair.
Confira na íntegra o comunicado da Unimed
A Unimed-Rio informa que encerrará seu contrato de patrocínio ao Fluminense Football Club ao final de 2014, após 15 anos de parceria. A decisão é fruto de uma revisão da estratégia de marketing da empresa.
A cooperativa continua vendo o apoio ao esporte como uma importante forma de estimular a prática de exercícios e cuidados com a saúde. Ao longo deste período, em que a relação se consolidou como um dos mais duradouros patrocínios do futebol brasileiro, acreditamos ter contribuído para elevar ainda mais o prestígio do clube nos cenários nacional e internacional.
Com o apoio da Unimed-Rio, o Fluminense foi campeão da série A do Campeonato Brasileiro em 2010 e 2012, da Copa do Brasil em 2007, da série C em 1999 e do Campeonato Carioca em 2002, 2005 e 2012. Também realizou participações de destaque em competições internacionais, como a Taça Libertadores da América, na qual foi finalista em 2008, chegou às oitavas de final em 2011 e às quartas em 2012 e 2013; e a Copa Sul-Americana, tendo sido finalista em 2009 e participado ainda das edições de 2003, 2005, 2006 e 2014. Além de títulos, a parceria também viabilizou passagens de grandes nomes do futebol pelas Laranjeiras.
Ao longo destes 15 anos, a exposição obtida com o patrocínio ajudou a tornar a Unimed-Rio a operadora líder do mercado de saúde suplementar carioca. Agradecemos a todos os atletas, integrantes de comissões técnicas, dirigentes e funcionários do clube que estiveram conosco durante esta parceria, mas, principalmente, aos milhões de torcedores do Fluminense espalhados por todo o Brasil. Desejamos que o clube continue sua trajetória de glórias, com conquistas que levem alegria à torcida tricolor.
Atenciosamente,
Celso Barros
Presidente da Unimed-Rio
Fonte: Terra