Projeto Primeiro Berço tem continuidade garantida para 2022
O Primeiro Berço foi inspirado num projeto estabelecido há 84 anos na Finlândia e que é considerado tradição.
A parceria entre a Unimed Cuiabá, através da área de Estratégia, Qualidade e Sustentabilidade e Hospital Santa Helena foi renovada para mais um ano. O projeto consiste em reduzir o índice de mortalidade infantil oferecendo às novas mamães uma caixa de papelão, simbolizando o primeiro berço, contendo colchão, shampoo, toalha umedecida, sabonete, cueiro e fralda para o bebê.
Em 2021, foram entregues mais de nove mil unidades. Nascem na maternidade do Santa Helena, em média, 750 bebês por mês, atendidos pela rede pública e privada. Por isso, além de evitar a mortalidade infantil, o projeto leva a mensagem de que todos nascem da mesma maneira por terem as mesmas necessidades primárias.
“Com as caixas, aquelas mães que não têm berço, podem dormir tranquilas sem se preocupar em virar na cama por cima da criança. Acidentes fatais acontecem corriqueiramente no país. As mamadeiras também não são incluídas para promover o aleitamento materno, que é essencial para reforçar o sistema imunológico dos recém-nascidos”, explica a diretora administrativo-financeiro da Unimed Cuiabá, cardiologista dra. Suzana Palma.
O Primeiro Berço foi inspirado num projeto estabelecido há 84 anos na Finlândia e que é considerado tradição.
Texto: Marcia Marafon – Assessoria de Comunicação/ Unimed
11 de abril, 2022