Acompanhada pela diretora de Atenção Básica, Larissa Kchimel e pelos engenheiros da SMS, a gestora reuniu-se nesta terça-feira (06) com servidores do Posto de Saúde do bairro Novo Terceiro, membros do Conselho Gestor da unidade, presidente do bairro, representantes da comunidade e com o vereador Mario Nadaf. Um dos principais assuntos da pauta foram as obras de ampliação e reforma da unidade de saúde do bairro. O local está no cronograma das mais de 57 obras da SMS que estavam paralisadas e que no próximo mês receberão ordem de serviço. Elas serão realizadas via execução direta e poderão contar com a participação da comunidade a exemplo do que está acontecendo nos bairros, Tijucal e Parque Cuiabá.
“Esta unidade tem duas frentes de trabalho importantes que são a reforma e a ampliação, onde construiremos um centro odontológico. Ao todo, o serviço custará pouco mais de R$ 143 mil e será feito pela equipe de obras da própria Secretaria de Saúde ao prazo de 180 dias. Contudo, a exemplo do que foi discutido nesta reunião, queremos envolver serventes e pedreiros da própria comunidade e, sobretudo, contar com o apoio de cada cidadão para que nos ajude tanto na fiscalização da obra, quanto na execução do serviço. A experiência que tivemos nesta parceria é que a comunidade se sente parte do processo e, é essa gestão participativa com elo de zelo que nosso prefeito Emanuel Pinheiro está implantando na Cuiabá dos 300 anos”, ressaltou a secretária.
De acordo com o presidente do Novo Terceiro, Antônio Fernando do Carmo, a proposta de parceria da comunidade surgiu durante a reunião. Ele explicou que há mais de 10 anos a comunidade local e outros quatro bairros da região, o Coophamil, Jardim Ubiratã, Jardim Beira Rio e São Benedito, aguardam a completa reestruturação do espaço de saúde, por isso, ele acredita que a parceria será aceita com louvor. “Ao todo, mais de 10 mil pessoas dependem desta unidade. Nós somos uma comunidade parceira, nos envolvemos na construção de uma praça aqui no bairro e ela está saindo conforme a população sonhou", relatou o líder comunitário.
O presidente do conselho gestor, Ambrósio Moreira Souza Santos frisou que o objetivo principal da reunião foi estabelecer início meio e fim da construção e sentiu-se satisfeito com os critérios estabelecidos. “Saio desta reunião satisfeito enquanto Conselho Gestor, pois exercemos a prerrogativa de fiscalizar e de ser deliberativo, com a obrigatoriedade de fazer todo o acompanhamento técnico administrativo e financeiro desta obra e a Secretaria nos trouxe todas as informações. A partir de agora, buscaremos realizar a reunião com a comunidade e criar imediatamente uma comissão popular para iniciarmos os trabalhos junto à secretaria de Saúde como ela nos propôs”, concluiu.
A reunião também deliberou sobre o credenciamento do Centro de Saúde, que será transformado em Unidade de Saúde da Família (PSF) tão logo a reforma seja concluída e ainda sobre reparos estruturais imediatos. Sobre este último, a diretora Larissa informou aos servidores da unidade que, pela dimensão da obra, os mesmo serão realocados para o Centro de Saúde do bairro Cidade Verde, e só retornarão após os 180 dias, quando a unidade será entregue reformada, ampliada e totalmente equipada.