Esportes

Única piscina olímpica e oficial de Mato Grosso está inativa

“Desde a inauguração passaram cinco secretários que nunca se preocuparam com o local. O período que utilizamos foi porque insistimos muito. Jogaram quase um milhão de reais fora, em uma piscina não é usada, que na verdade é um lago” desabafou o presidente da Federação Mato-Grossense de Natação Harvey Brizola.

Foto: André RomeuPara Harvey Brizola o local é um pepino que ninguém quer cuidar desde que foi inaugurada em meados de 2009 ficou inutilizada por diversas vezes, ficando quase um ano fechada entre 2011 e 2012. Até o meio do ano passado, enquanto a piscina estava sob a guarda da Secretaria de Estado de Esportes os nadadores conseguiam usa-la para treinar. Depois, por conta da sujeira causada pela obra da Arena foi preciso parar.

Em grande parte porque a limpeza feita no local era basicamente para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Já que segundo a federação a piscina não era aspirada, os filtros nunca funcionaram. Quando se fazia uma “limpeza geral” no local era preciso jogar toda a agua fora, encher novamente e usar muito cloro, o que gerava um enorme desperdício

Menos de 10 clubes compõe a Federação Mato-grossense de Natação e a falta de espaços adequados às regras internacionais para treinos prejudica o desempenho dos atletas. “Enquanto foi possível, as equipes intercalavam o uso do local, o Sesi por exemplo utilizou o espaço o quanto pode o ano passado pois a sede a sede no Bairro Cristo Rei, onde os atletas treinam estava em obras, por isso, iam todos os dias ao Verdão”.

Falta de estrutura

No local não existem vestiários ou bebedouros para os nadadores, mas os clubes fariam o “sacrifício” de viajar até o local e treinar as equipes para competições na única piscina olímpica oficial pública de Mato Grosso.

A insegurança é outro item destacado por Harvey, “sempre tem gente lá usando drogas, fazendo necessidades fisiológicas e até tentando nos roubar”, lamenta.

Jogo de empurra

Em contato com Secretaria da Copa essa informou que a piscina do Verdão é de responsabilidade da administração municipal. Que por sua vez atribui a piscina para o governo do Estado.

Já a assessora da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL) informou que desde de março desse ano, o Complexo Esportivo do Verdão foi todo passado pra Secopa. Enquanto a piscina permaneceu sob a SEEL foram feitas três limpezas por questão de saúde publica, pois o espaço deixou de ser usado por conta do avanço das obras na Arena.

Foto: André Romeu Foto: André Romeu

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos