Mix diário

União Europeia aprova criação de fundo de armas Safe, de 150 bilhões de euros

Os Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram o instrumento de empréstimo Segurança para a Ação pela Europa (Safe, na sigla em inglês), que disponibilizará até 150 bilhões de euros para fortalecer as capacidades de defesa europeias. O acordo foi celebrado nesta terça-feira pelo Conselho da UE, marcando um avanço significativo dentro do plano ReArm Europe, que visa aumentar investimentos em áreas estratégicas como defesa aérea, mísseis, drones e outros sistemas críticos.

A Comissão Europeia, braço executivo da UE informou que os fundos serão captados no mercado de capitais e liberados aos países interessados conforme seus planos nacionais de investimento na indústria de defesa. O Safe estimulará a cooperação entre os Estados-membros para a aquisição conjunta de capacidades, fortalecendo a competitividade e interoperabilidade da base industrial europeia de defesa.

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, afirmou que “tempos excepcionais exigem medidas excepcionais. A Europa deve assumir uma parcela maior de responsabilidade por sua própria segurança e defesa. Com o Safe, estamos não só investindo em capacidades de ponta para nossa União, para a Ucrânia e para o continente inteiro, estamos também reforçando a base tecnológica e industrial europeia de defesa”.

Os Estados-membros terão seis meses, a partir da entrada em vigor do regulamento, para apresentar seus planos nacionais iniciais, que serão avaliados pela Comissão. Após isso, o Conselho deve adotar decisões sobre o tamanho do empréstimo e eventuais pré-financiamentos, que poderão atingir até 15% do valor total para atender às necessidades mais urgentes já em 2025.

Os países deverão prestar contas semestralmente sobre o progresso da execução dos recursos, com prazo final para liberações até 31 de dezembro de 2030.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve