“Estamos muito felizes, esse reconhecimento demonstra a credibilidade do nosso trabalho e nos ajuda a conseguir ainda mais patrocinadores para auxiliar o desenvolvimento humano, escolar e moral de mais crianças e jovens em situação de risco”, salientou o presidente da Associação Centro América de Karatê e por mais 20 anos técnico da seleção mato-grossense, que acumula 23 títulos em campeonato brasileiros, “sensei” José Humberto de Souza.
O professor explica que a parceria possibilitará o acesso de mais 50 jovens entre sete e 17 anos no Projeto “Esporte e Cidadania”, desenvolvido pela Associação de Karatê. A cada 50 alunos são necessários um professor e um monitor aprendiz. O novo aluno ainda recebe um kit contendo um kimono (roupa de lona branca característica para a luta), mochila, chinelo e é isento das taxas de inscrições de exames de faixa.
Exemplos da diferença do projeto na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social são Nelia Pedroso, 20, e Jesse Parente, 19. Ambos provenientes do projeto piloto desenvolvido em suas escolas no começo dos anos 2000, são hoje jovens que conseguiram ultrapassar os estigmas sociais e tornaram-se campeões brasileiros e já disputaram campeonatos internacionais. Agora Taisa Kainam, 15 anos e Emanuelly Pereira de Souza Lima oito anos seguem os mesmos passos.
Além da Associação, Unesco e TV Globo, colaboram com os projetos sociais, a Fundação Banco do Brasil, Fundação André Maggi, MPE, Ministério do Esporte, Agroamasônia, Votorantim, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, TV globo, Secretaria de Esportes Cidadania e Juventude, Secretaria de Asintencia Social e Desenvovimento Humano, Farmacia Biológica, Mon Bijou.
Para conhecer mais sobre o projeto e colaborar com a Associação acesse: http://acakasho.blogspot.com.br/