O reitor da Unemat, professor Adriano Silva, reconhece a necessidade de novos investimentos no campus e até mesmo a abertura de novos cursos na região Sul, mas lembra que isso depende de recursos orçamentários. Segundo ele, somente com a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que está em tramitação na Assembleia Legislativa será possível suprir a demanda represada de investimentos em toda a instituição.
“Estamos confiantes que os deputados vão aprovar a PEC e que o governo irá liberar os recursos para que possamos suprir as carências de investimentos que vem deixando de ser feitas na Unemat nos últimos anos por falta de recursos. Também é importante o apoio que temos recebido dos deputados, do prefeito e da Câmara Municipal de Alto Araguaia para fortalecer a Unemat no município e na região”, disse Adriano Silva.
O deputado J. Barreto, assegurou que o parlamento estadual é sensível ao pleito da Unemat e que com a aprovação da PEC será possível ampliar a discussão de novos investimentos e até mesmo abertura de novos cursos na região Sul.
Para o prefeito de Alto Araguaia, Gerônimo Samita Maia, a reunião foi muito positiva. “Saímos daqui confiantes de que vamos fortalecer a Unemat, que poderemos no futuro pensar em novos cursos, e desde já asseguramos o compromisso do município de continuar contribuindo com a instituição que é fundamental para o município”. O vice-prefeito lembrou que tanto a Prefeitura como a Câmara estão empenhados em ajudar no fortalecimento da Unemat. “O que for de nossa competência vamos fazer, sem medir esforços”, afirmou o presidente da Câmara Vanderalques de Castro.
A coordenadora do campus da Unemat em Alto Araguaia, Edileusa Gimenes Moralis, lembra que o campus vem travando uma discussão interna e que no momento oportuno estará apresentando junto aos conselhos internos da instituição as propostas para o fortalecimento da Unemat na região.
Fonte: Lygia Lima
Foto: Divulgação
LYGIA LIMA
Assessoria Unemat