Cidades

Unemat aprova resolução de criação da Faculdade Indígena Intercultural

Foto: Danielle Tavares

Por Unemat

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aprovou a minuta de resolução de criação da Faculdade Indígena Intercultural (Faind), vinculada ao campus universitário Deputado Estadual Renê Barbour, em Barra do Bugres. A 1ª Sessão Ordinária do Consuni de 2017 ocorreu em Cáceres (234km a Oeste de Cuiabá), esta semana (17.04 e 18.04).

O documento apresenta objetivos, definições, forma de constituição e atribuições da Faculdade. A Faind é a unidade executora e de articulação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativo-financeira dos cursos oferecidos em turmas únicas, nas Modalidades Diferenciadas Indígenas (MDI).

“É um instrumento que regulamenta a oferta de cursos diferenciados indígenas, modalidade que ainda se encontrava fragilizada. Não havia internamente resoluções que a amparasse. Agora, essa estrutura vai possibilitar, ainda mais, o seu fortalecimento”, explicou a presidente do Consuni e reitora da Unemat, Ana Di Renzo.

A Faculdade Indígena tem por objetivos a execução de cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogo em várias áreas do conhecimento, com vistas à formação em serviço e continuada de professores e profissionais indígenas; acompanhamento de acadêmicos indígenas matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Unemat; proposição de diretrizes para políticas públicas voltadas para a formação de professores e profissionais indígenas; administração do Museu Indígena, dentre outros.

Os cursos de Ciências Matemática e da Natureza, Ciências Sociais, Língua, Artes e Literatura, Pedagogia Intercultural Indígena, atualmente vinculados à Diretoria de Gestão e Educação Indígena (Proeg), passam a vincular-se ao campus de Barra do Bugres.

A criação da Faculdade Indígena Intercultural), com incorporação de todas as ações relacionadas à Educação Superior Indígena, também atende a uma deliberação do 2º Congresso Universitário.

Modalidades diferenciadas

A Unemat oferece cursos diferenciados para a formação de professores indígenas desde 2001, quando teve início o 3º Grau Indígena. Com a necessidade de fortalecer as ações para a Educação Superior indígena em Mato Grosso, o projeto foi transformado no Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (Proesi). Posteriormente, em 2008, em Faculdade Indígena Intercultural.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.