Cidades

Uma cidade unida contra o crime

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste vem coordenando, como parte do esforço de prevenção à crescente violência que se registra naquele município, deve se transformar em uma referência para todos os demais municípios de Mato Grosso.

Quem defende essa ideia é o desembargador Marcos Machado, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que visitou Primavera na sexta-feira (17) e conheceu de perto a ação conjunta que vem sendo coordenada pela administração do prefeito Érico Piana (DEM) e tem contado com a parceria das mais diversas autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Cruz Vermelha e entidades comunitárias.

Em sua visita, o desembargador pôde acompanhar a abordagem feita, durante a madrugada, em locais em que costumam se reunir pessoas marginalizadas, notadamente pelo vício das drogas, em uma segunda etapa da operação preventiva contra a criminalidade, encetada a partir deste ano de 2014 pelo GGI.

“Onde o vício das drogas avança, avança também a possibilidade de marginalização, já que, devido à carência de recursos, muitas vezes as pessoas viciadas acabam tendo que recorrer ao crime para sustentar o seu vício”, argumenta a secretária de Assistência Social de Primavera, Márcia Rotili.

Por iniciativa do prefeito Érico Piana, desde o mês de agosto as autoridades públicas de Primavera passaram a se reunir mensalmente para traçar um planejamento contínuo de atividades que possa contribuir para o resgate da dignidade de dezenas de pessoas que vagueiam pelas ruas da cidade, eliminando um dos principais focos de conflitos na comunidade. Foi assim que o GGI deixou de ser apenas uma proposta teórica para atuar, concretamente, na definição de alternativas para uma crise social que se agrava no município, que tem registrado índice crescente de criminalidade.

“As pessoas em Primavera andam assustadas, já que, só neste ano, aconteceram 40 assassinatos na cidade, o que nunca acontecera antes, e representa um índice alarmante” – conta a juíza Wandinelma dos Santos, que atua na Vara da Fazenda Pública e tem sido uma das maiores entusiastas do Gabinete de Gestão Integrada: “Temos muitos exemplos de que repressão apenas não basta para se superar uma realidade desafiadora como esta. À medida que nos reunimos enquanto autoridades responsáveis pelas políticas públicas que aqui são desenvolvidas, deixamos para trás a imobilidade e passamos a estabelecer metas para a pacificação da comunidade em que vivemos”.

Cumprindo, atualmente, seu quarto mandato como prefeito de Primavera do Leste, Érico Piana assegura que tudo que está ao alcance da administração municipal e dentro das normas legais vem sendo feito para combater a criminalidade e atacar, principalmente, a questão das drogas no município. “A proposta da força-tarefa coordenada pelo GGI é importante para que se possa mapear e tentar minimizar a violência que o nosso município vem apresentando. Em sua grande maioria, como já foi identificado, repetindo uma situação que se observa em todos os cantos do país e basicamente por causa do incremento do uso e do tráfico de drogas”.

Confira reportagem na íntegra.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.