Um detento da Penitenciária Central do Estado (PCE) morreu neste em decorrência de uma briga dentro do presídio durante início de rebelião no raio 5, neste sábado (29). A briga teria acontecido por volta das 17h30, na área de banho de sol dos presídios. O detento, identificado como André Luiz da Silva, foi ferido com golpes de chuço (arma artesanal) durante confronto de, supostamente, organizações criminosas rivais.
A morte foi confirmada pela direção do presídio, que não disse investigar o motivo da briga. O detento assassinado estava preso por assalto a banco na modalidade novo cangaço.
Além do assassinato, dois presos ficaram feridos. Ainda conforme a direção da PCE, outros sete presos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exames de ferimentos e escoriações. A intenção é saber se também foram causadas durante a briga.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o homicídio.
No dia 26 de setembro, Antônio Paulo Xavier de Oliveira, de 26 anos, foi morto por envenenamento no refeitório da PCE. Conforme a direção do presídio, ele foi obrigado a tomar um coquetel de cocaína e energético. O caso ainda está sob investigação.