O último dos 10 caminhões roubados do pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos em dezembro do ano passado, além de vários objetos da Prefeitura, foram encontrados nesta quarta-feira (14), em um assentamento na BR 163, sentido o município de Jangada, a uma distância de 70 km a oeste da capital. Um dos integrantes da quadrilha, que pretendia levar os veículos para a Bolívia, também foi preso pela Polícia Judiciária Civil.
Trata-se de um Ford 350, computadores, monitores, CPUs, roçadeiras, bombas de veneno e uniformes, com identificação da Prefeitura, além de um revolver calibre 32, que levou a prisão do acusado Ygor Silva Guimarães, atuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Os investigadores identificaram o caminhão em um lote no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, conhecido como “Sadia III” e logo acionaram a equipe da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), onde foi imediatamente até o local.
Ele também responderá por corrupção de menores, uma vez que dois adolescentes estavam na residência no momento da ação da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande e Derrfva. No entanto, os menores de idade foram ouvidos e liberados por não terem envolvimento com o crime, conforme a atuação do delegado da Derf-VG, Francisco Kunze Júnior.
Já Ygor Silva Guimarães vai responder pela autoria do roubo das carretas. De acordo com o acusado, a quadrilha tem um líder e o objetivo do roubo era levar os caminhões para a Bolívia, mas a dificuldade do transporte fez com que abandonassem os veículos e apenas quatro seguissem viagem.
O roubo
Desde o dia 22 de dezembro havia uma operação para recuperar os 10 caminhões que foram roubados, na Avenida das Torres, em Cuiabá. Cinco foram recuperados no mesmo dia do roubo, na capital, dois aprendidos após atolarem na estrada que liga os municípios de Barra do Bugres a Lambari D’Oeste e outros dois, em uma fazenda na cidade de Pontes e Lacerda, onde uma pessoa foi presa acusada de receptação dos veículos.