Acessos devem ser pedidos para cursos com mesmas características (Foto: WikiCommons/Reprodução)
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou edital com vagas para migrantes e refugiados que estavam ociosas após sobras nos editais de redistribuição do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), voltados a brasileiros.
Podem se inscrever migrantes regularmente admitidos no Brasil, portadores de visto humanitário ou de refugiado e que tenham começado cursos de graduação em instituições de ensino superior em seu país. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da UFPR, até 17 de outubro.
O acesso tem de ser solicitado para cursos que tenham as mesmas características na UFPR. Os pedidos serão avaliados pelas coordenações, que vão comparar o curso pleiteado com o curso já realizado no país de origem.
Como as aulas começam só em 2017, o edital foi lançado agora para que, caso os interessados ainda não tenham o nível ideal de português, possam complementar seus estudos do idioma e consigam acompanhar as aulas.
Revalidação de diploma
Também está aberto o processo de revalidação de diploma para portadores de visto humanitário ou de refugiado. Para ter seu diploma revalidado, os candidatos precisam passar por uma prova teórica, uma prova de competência e habilidade e, caso haja necessidade, por uma entrevista. A capacidade de compreender as provas aplicadas em língua portuguesa determinará o nível de fluência do profissional.
Fonte: G1