Nacional

UFPR lança edital de acesso com vagas para migrantes e refugiados

Acessos devem ser pedidos para cursos com mesmas características (Foto: WikiCommons/Reprodução)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou edital com vagas para migrantes e refugiados que estavam ociosas após sobras nos editais de redistribuição do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), voltados a brasileiros.

Podem se inscrever migrantes regularmente admitidos no Brasil, portadores de visto humanitário ou de refugiado e que tenham começado cursos de graduação em instituições de ensino superior em seu país. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da UFPR, até 17 de outubro.

O acesso tem de ser solicitado para cursos que tenham as mesmas características na UFPR. Os pedidos serão avaliados pelas coordenações, que vão comparar o curso pleiteado com o curso já realizado no país de origem.

Como as aulas começam só em 2017, o edital foi lançado agora para que, caso os interessados ainda não tenham o nível ideal de português, possam complementar seus estudos do idioma e consigam acompanhar as aulas.

Revalidação de diploma

Também está aberto o processo de revalidação de diploma para portadores de visto humanitário ou de refugiado. Para ter seu diploma revalidado, os candidatos precisam passar por uma prova teórica, uma prova de competência e habilidade e, caso haja necessidade, por uma entrevista. A capacidade de compreender as provas  aplicadas em língua portuguesa  determinará o nível de fluência do profissional.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus