Tomara que, além de alunos, coordenadores e professores, a EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO GOVERNO PEDRO TAQUES esteja também presente através da parcela responsável pelas melhorias escolares, projetos e roteiros pedagógicos para a EDUCACAO, a CULTURA e suas interligações com o TURISMO. O SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2014 é um soldado de vanguarda recrutando pensadores, gestores preocupados com a batalha da verificação permanente da linguagem e seus ensinos. Participe, confira o site da UFMT e acompanhe a programação.
Logo apos o Exame Nacional do Ensino Médio em Cuiabá, me assustei com amigos falando sobre educação, redação, estudos, leituras e temas abordados. É fascinante como um exame pode alterar para melhor até conversa fiada na laje de uma casa em obras, como a minha. O Enem constrói também olhares afiados sobre a nossa educação que anteriormente não se faziam com tanta atenção aos poetas e escritores de Mato Grosso. As questões dos processos pedagógicos, abordagens, participação da indústria criativa como ferramenta socioeducacional em âmbito escolar, nas universidades e nas secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Turismo devem estar na planilha principal, na grade e na carga horária de todos os educadores. A verificação de projetos, de roteiros pedagógicos é fundamental para um Estado improvisando diante do crescimento econômico, do acesso tecnológico à informação online e de uma enxurrada de mudanças culturais, religiosas, sexuais e políticas.
Uma realização da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, o Seminário Educação 2014 é conhecido como SemiEdu 2014. Está sob a responsabilidade de dois grupos de pesquisa: o grupo Estudos de Filosofia e Formação (EFF), sob a liderança do professor Silas Borges Monteiro e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE), sob a liderança do professor Edson Caetano.
Na página do Site da UFMT o professor Silas Borges Monteiro explica: “… Nesta edição do SemiEdu, um elemento é constituidor: o encerramento de um projeto de quatro anos, financiado pelo edital Observatório da Educação, CAPES/Finep, coordenado pela professor Dra. Sandra Mara Corazza, da UFRGS. Além de Porto Alegre e Cuiabá, participam UFPel e UNIOESTE, em Toledo. O título do projeto deu nome ao SemiEdu 2014: Escrileituras: modos de ‘ler-escrever’ em meio à vida. Este projeto tem inserção na educação básica, na Educação de jovens e adultos, na Educação Superior com alunos de licenciaturas e com professores da rede pública de ensino, estadual e municipal. Sob o ponto de vista do campo teórico, o faz a partir das Filosofias da Diferença e Educação. Como objetivos, este projeto quer produzir, em nível de mestrado e doutorado, estudos relacionados ao conceito de aprendizagem, de letramento e de escrileitura na contemporaneidade. Também deseja investigar as relações entre modalidades de pensar e de aprender, assim como quer constituir espaços de pesquisa e de in(ter)venção nos modos de ler e de escrever, contribuindo na formação de recursos humanos em educação, através de experimentações previstas com docentes da rede pública de ensino e com alunos de licenciaturas. Esses objetivos são realizados por meio de Oficinas de Transcriação (OsT) como cenários de autoria e leitura junto aos alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos) envolvidos no projeto. Como efeito, e intenção, o projeto quer expandir o conceito de texto para além das noções de registro e prazer, que permita uma possibilidade ao inusitado, à raridade e ao desejo de ler e escrever, ultrapassando assim as escolhas definidas por territórios identitários. Estes elementos carregam de sentido o SemiEdu 2014…”.
Confira a programação no site aqui.
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