Foto: Reprodução
Por SuperEsportes
Após anunciar oficialmente e, em seguida, voltar atrás, o Ultimate Fighting Championship confirmou a criação do peso mosca feminino. A divisão até 57kg será a quarta do UFC dedicada às mulheres. A campeã inaugural da categoria sairá da 26ª temporada do reality show The Ultimate Fighter.
Na semana passada, o UFC anunciou a abertura da nova divisão feminina. Horas depois, o presidente do Ultimate, Dana White, alegou gafe no anúncio e descartou a criação da categoria. Nesta quarta-feira, no entanto, o peso mosca foi oficializado pela principal organização de MMA do mundo.
O UFC abriu a possibilidade de lutadoras da própria organização entrarem no TUF 26 em busca do título inaugural do peso mosca feminino. As regras para o programa são as mesmas para as atletas contratas e as que não têm vínculos com a organização. As lutadoras precisam ter entre 21 e 34 anos, com cartel positivo e, pelo menos, três lutas como profissional. A seleção será em 23 de maio, em Las Vegas.
A primeira categoria feminina no UFC foi a do peso galo (até 61kg), criada em 2013. Campeã inaugural, Ronda Rousey trouxe o cinturão do Strikeforce e o defendeu em seis oportunidades no Ultimate. Ela acabou destronada por Holly Holm, em 2015, dando início à rotatividade no topo. Na primeira defesa, Holm perdeu o título para Miesha Tate, que também não teve sucesso no primeiro desafio como detentora do cinturão, sendo batida por Amanda Nunes. A brasileira é a atual campeã e vem de vitória sobre a ex-campeã ‘Rowdy’.
A segunda divisão feminina criada no UFC em 2014 foi a do peso palha (até 51kg) e também teve a campeã inaugural definida em edição do TUF: Carla Esparza conquistou o título. A norte-americana, no entanto, perdeu o posto na primeira defesa, contra Joanna Jedrzejczyk, que segue como a detentora do cinturão desde então, com quatro desafios bem-sucedidos.
Por fim, o surgiu peso pena feminino (até 66kg). A campeã saiu do confronto entre Holly Holm e Germanie de Randamie, que levou a melhor por decisão unânime, em fevereiro deste ano.A holandesa deve ter a brasileira Cris Cyborg como primeira desafiante.