A nova divisão feminina do Ultimate Fighting Championship teve a disputa de cinturão inaugural. Ex-campeã do peso galo, Holly Holm enfrentará Germaine de Randamie pelo título da recém-criada categoria peso pena, no UFC 208, em 11 de fevereiro, no Brooklyn. O evento será o mesmo do duelo entre José Aldo e Max Holloway pelo cinturão unificado do peso pena masculino.
O anúncio foi feito pelo presidente do UFC, Dana White, durante o programa Sportscenter, da ESPN americana, nessa terça-feira. O dirigente havia confirmado a criação do peso pena feminino na semana passado e revelado recusas de Cris Cyborg, campeã da categoria até 66kg no Invicta FC, para enfrentar Holm e De Randamie no evento em Nova York. Preterida da disputa de cinturão inaugural, a brasileira, que lutou na organização só em peso casado de 63,5kg, alegou que precisava de mais tempo para se recuperar de problemas de saúde e depressão antes de aceitar enfrentar alguma adversária.
Holly Holm e Germaine de Randamie competiam no peso galo. A norte-americana se tornou campeã da categoria ao nocautear Ronda Rousey, em novembro do ano passado. No entanto, acabou perdendo o título na primeira defesa, contra Miesha Tate, em março. A ‘Filha do Pastor’ ainda foi derrotada no combate seguinte por Valentina Shevchenko. Em toda a carreira no MMA, Holm, multicampeã no boxe, soma dez triunfos e dois reveses.
Já Germaine de Randamie tem cartel de seis vitórias e três derrotas. A holandesa vem de dois resultados positivos seguidos no UFC, contra Larissa Pacheco e Anna Elmose, ambos por nocaute. No ranking do Ultimate, a ‘Iron Lady’ ocupa a 11ª posição do peso galo, sete lugares abaixo de Holm.
UFC 208
11 de fevereiro, no Brooklyn, em Nova York
Lutas anunciadas
José Aldo x Max Holloway – pelo cinturão unificado do peso pena
Holly Holm x Germaine de Randamie – pelo cinturão do peso pena feminino
Glover Teixeira x Jared Cannonier
Wilson Reis x Yuta Sasaki
Luis Henrique KLB x Marcin Tybura
Roan Jucão x Ryan LaFlare
Fonte: Super Esportes