Mix diário

UE/Sefcovic: EUA querem acordo comercial em até 4 meses; derivados de metais estão em foco

O comissário de Comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, declarou nesta terça-feira, 24, que o governo Trump assegurou ao bloco europeu seu compromisso com o acordo comercial firmado no ano passado entre as duas partes. A reafirmação vem no contexto em que o presidente americano anunciou a aplicação de uma tarifa global de 10%, em vigor por 150 dias contando desta data.

Sefcovic afirmou nesta terça, no Parlamento Europeu que tem mantido contato constante com seus homólogos norte-americanos, o representante comercial americano (USTR, na sigla em inglês, Jamieson Greer, e o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. Essas conversas têm ocorrido desde que a Suprema Corte dos EUA anulou as tarifas de Trump, com o intuito de compreender quais serão os próximos passos do governo americano.

“Claro, o que temos pela frente agora é o período de transição, onde eles estão tentando lidar com essa decisão judicial realmente emblemática e estamos conversando todos os dias”, disse Sefcovic numa audiência em Bruxelas. “Quando conversei com meus colegas ontem e hoje [segunda e terça], eles acreditam que isso será resolvido em um período ainda mais curto, de três a quatro meses”.

De acordo com a Bloomberg, os EUA estão prestes a simplificar suas tarifas sobre produtos que contêm aço e alumínio. Fontes próximas às negociações indicam que representantes europeus esperam que Washington reduza, nas próximas semanas, a quantidade de bens sujeitos à tarifa de 50% aplicada aos chamados produtos derivados que utilizam esses metais.

As mudanças planejadas não devem impactar as tarifas sobre os metais em suas formas mais comuns, ainda segundo a Bloomberg. No entanto, a crescente lista de produtos derivados impõe um desafio significativo para as empresas, que precisam determinar a porcentagem de materiais metálicos nos produtos que exportam, corroendo assim os benefícios do acordo comercial firmado no ano passado.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve