Mix diário

UE e Ucrânia firmam acordo para aprimorar relação comercial e integração econômica

A União Europeia (UE) e a Ucrânia anunciaram um acordo preliminar para modernizar sua relação comercial. Em comunicado, a Comissão Europeia afirmou ter concluído as negociações para revisar a Área de Livre Comércio Abrangente e Profunda (DCFTA) entre as duas partes, dando início a uma nova etapa no processo mais amplo de adesão da Ucrânia à UE.

O texto destaca que o acordo “leva plenamente em conta a sensibilidade de certos setores agrícolas”, identificada por Estados-membros da UE e agricultores. A revisão visa promover a “integração gradual da Ucrânia no Mercado Único da UE” e reafirma o compromisso firme da UE em apoiar o país.

O novo pacto se estrutura em três pilares principais. O primeiro estabelece que o acesso ao mercado estará condicionado ao “alinhamento gradual da Ucrânia com padrões relevantes da UE, como bem-estar animal, uso de pesticidas e medicamentos veterinários”.

A Ucrânia deverá apresentar relatórios anuais sobre o avanço nesse alinhamento. Como segundo pilar, o acordo inclui uma cláusula que permite a ambos os lados adotarem medidas em casos de impactos negativos às suas economias, podendo a UE agir até o nível de um ou mais Estados-membros.

Por fim, o terceiro pilar, segundo o comunicado, busca equilibrar o apoio às exportações ucranianas com a proteção dos setores agrícolas sensíveis da UE, autorizando aumentos modestos em produtos como açúcar, aves, ovos, trigo, milho e mel, além da liberalização total para bens considerados não sensíveis.

Além disso, UE e Ucrânia concordaram em explorar medidas para facilitar que exportadores ucranianos acessem seus mercados tradicionais em terceiros países, e comprometeram-se a revisar a situação conforme o progresso da integração econômica e as perspectivas de adesão da Ucrânia.

O comunicado ainda ressalta que os próximos passos envolvem o ajuste técnico do acordo, a comunicação aos Estados-membros e ao Parlamento Europeu, e a adoção formal pela Comissão, seguida da aprovação pelo Comitê de Associação UE-Ucrânia.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve