Após o início da operação, o local passou a ser palco de tiroteios, explosões e de um incêndio, de acordo com veículos de imprensa locais.Um correspondente da AFP ouviu uma explosão e tiros esporádicos no complexo aeroportuário, onde também era possível escutar o som de aeronaves de combate"Os ocupantes ucranianos estão bombardeando o aeroporto internacional de Donetsk. Há caças-bombardeiros. Sobre o céu de Donetsk há aviões e helicópteros", diz um comunicado da autoproclamada República Popular de Donetsk.
Segundo informações publicadas em veículos de imprensa ucranianos, um terminal do recinto aeroportuário pegou fogo e grandes colunas de fumaça preta se ergueram sobre o aeroporto.
"Ouviu-se uma série de explosões. A cidade está sendo sobrevoada por helicópteros e ouvem-se aviões de combate", informa o site de notícias pró-Ucrânia "Ostrov".Em procedimento de emergência, os controladores de voos foram retirados da torre de controle.
O aeroporto internacional de Donetsk foi fechado nesta segunda de prestar serviço depois que os insurgentes pró-Rússia exigiram a retirada dos militares ucranianos que vigiam o interior do espaço.Na madrugada de hoje, "dezenas de homens armados da (autoproclamada) república popular de Donetsk chegaram ao aeroporto para exigir a retirada dos soldados ucranianos. Não houve nem tiros nem confrontos", explicou o chefe de imprensa do aeroporto, Dmitri Kósinov.
G1