Uma das ligações teria sido feita às 16h40 locais, no horário de Kiev, cerca de 20 minutos após a queda do avião. Segundo os serviços ucranianos, ela foi feita por Igor Bezler identificado como um agente de inteligência militar russo e um dos principais comandantes separatistas da autoproclamada República Popular de Donetsk, segundo o jornal ucraniano Kyiv Post.Nós acabamos de derrubar um avião. Foi o grupo de Miner. Ele caiu perto de Enakievo, diz Bezler na gravação divulgada pela agência ucraniana. O líder separatistas diz que a queda ocorreu cerca de 30 minutos antes.
A segunda ligação interceptada ocorre aparentemente entre dois militantes, apelidados de major e grego, logo após uma inspeção no local da queda. É um avião 100% de passageiros, diz ‘major’ na gravação. Ele admite não ter visto armas no local da queda. Absolutamente nada. Itens civis, itens médicos, toalhas.Na terceira parte da conversa o comandante cossaco Nikolay Kozitsin fala com um militante não identificado e sugere que o avião poderia estar carregando espiões.
Sobre o avião que foi derrubado na área de Snizhne-Torez. É civil. Caiu perto de Grabove. Há vários corpos de mulheres e crianças, diz o homem não identificado. Na TV disseram que é um avião de transporte NA-26, mas disseram que está escrito Malaysia Airlines nele. O que ele estava fazendo no território ucraniano?, questiona.Isso significa que ele estava carregando espiões. Eles não deveriam estar voando aqui. Há uma guerra em andamento, afirma Kozitsin na gravação.
G1