A Uber retirou seus 16 carros autônomos – que dispensam motorista – das ruas de São Francisco uma semana depois de eles começarem a circular.
A empresa estava sendo pressionada pelo governo da Califórnia por não ter permissão específica para rodas com esses carros, mas se negava a pedi-la, alegando que os veículos não eram totalmente autônomos porque há sempre um motoristas a postos para assumir o controle -o que a lei do estado exige para esse tipo de testes.
Diante dessa resistência, o governo decidiu anular o licenciamento dos 16 carros.
Jean Shiomoto, diretora do Departamento de Transportes da Califórnia, disse em carta enviada à Uber na última quarta-feira (21) que "ajudará pessoalmente para que o processo de autorização (dos carros autônomos) seja rápido". Segundo ela, a permissão pode sair em menos de 3 dias.
A start-up não informou se, enfim, irá pedir a permissão. Um comunicado diz apenas que a empresa está tentando repor esses veículos.
Antes de São Francisco, a Uber começou a ofercer carros autônomos aos clientes do aplicativo em Pittsburgh.
Atualmente, 130 veículos autônomos estão autorizados a rodar em testes no estado, conduzidos por empresas como Alphabet, dona do Google, Tesla, Volkswagen, Mercedes-Benz, Nissan e as fabricantes de peças Bosch e Delphi.
Comportamento perigoso
Além da queda-de-braço com o governo, a Uber também enfrentava acusações de comportamento perigoso dos carros autônomos.
Uma organização que luta por segurança para ciclistas diz ter visto os veículos que dirigem sozinhos cruzarem ciclovias de forma indevida. A empresa disse ao jornal "The Guardian" que estava trabalhando para resolver essa falha e recomendava que, nessas situações, o motorista assumisse o volante.
Também há relatos de que os carros da empresa tenham cruzado o sinal vermelho. Um vídeo no YouTube mostra um Volvo XC90, modelo que o Uber usa para tecnologia autônoma em São Francisco, ignorando o sinal fechado
Fonte: G1