A partir desta segunda-feira (19), o Twitter oficializa uma grande mudança na contagem do limite de 140 caracteres nas mensagens da rede social. Agora os "arrobas" –isto é, apelidos que identificam os perfis– e links para conteúdo de mídia (como fotos, GIFs, vídeos e enquetes) não mais consumirão os caracteres de um tuíte.
Essas novidades foram anunciadas em maio e só agora estão sendo implementadas. A mudança para links multimídia virá primeiro; já a alteração que retira nomes de usuário da contagem ainda está sendo testada com alguns usuários e estará disponível a todos nos próximos meses.
Segundo o posicionamento oficial do Twitter, o objetivo é tornar a experiência dos usuários "mais intuitiva". As novidades serão implementadas em todo o mundo e poderão ser utilizadas no aplicativo do Twitter para iOS e Android, na plataforma Tweet Deck e no site oficial.
A nota diz ainda que "outras mudanças anunciadas estarão disponíveis nos próximos meses", mas não especifica quais.
No ano passado, a rede social já havia lançado um botão oficial para retuítes, com o objetivo de disseminar mensagens originais e acrescentar comentários sem que estes consumam mais do limite de 140 caracteres.
Ações em queda
Depois de um longo período de crescimento robusto, que transformou o Twitter numa das empresas mais "quentes" da internet, o desenvolvimento da plataforma desacelerou drasticamente nos últimos meses.
A inércia do Twitter resultou na saída do diretor executivo Dick Costolo, em julho do ano passado e, consequentemente, no regresso de Dorsey à posição de diretor executivo interino. Dorsey havia sido afastado do cargo em 2008.
É cada vez maior a pressão para que Dorsey tome medidas drásticas que impulsionem o aumento de usuários, já que as ações do Twitter despencaram, abaixo do preço inicial de 26 dólares de novembro de 2013.
Fonte: UOL