Internacional

Turquia autoriza uso de véu muçulmano e barba para funcionários públicos

 
"Abolimos hoje uma disposição arcaica que era contrária ao espírito da República. É um passo em direção à normalização", disse Erdogan cuja mulher usa véu, tal como a maioria das companheiras dos dirigentes do partido governamental da Justiça e Desenvolvimento (AKP). "As mulheres que usam véu são membros de parte inteira desta República tanto quanto as que andam de cabeça descoberta", acrescentou.
 
A medida foi apresentada por Erdogan em 30 de setembro. A iniciativa integra um conjunto de reformas para ampliar os direitos das minorias. A medida entrou em vigor hoje definindo um novo regulamento de vestimentas para os funcionários públicos, incluindo o direito de homens usarem barba, como é costume entre os muçulmanos religiosos.
 
A oposição turca denunciou a medida, considerando que se trata de golpe na simbologia do Estado laico turco, estabelecido pelo fundador da República, Mustafa Kemal Ataturk. As estudantes turcas já haviam conseguido autorização para usar lenço nos campi universitários.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que