Cidades

Turma da ‘corda bamba’ organiza primeiro Campeonato Nacional

Praticantes de Slackline e fomentadores do esporte, aqui na capital, estão organizando o primeiro campeonato aberto nacional em Cuiabá. O evento será realizado no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos dias 25 e 26 de julho e contará com participantes de todo o Brasil. Cerca de 40 atletas do Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Brasília já marcaram presença no torneio. Os amantes da “corda bamba” receberão premiações em dinheiro, além de pontuação no ranking da modalidade.

Conforme o idealizador e organizador Eduardo Hunt, o campeonato contará com as presenças de campeões como o vencedor do Sul-americano e Brasileiro da modalidade Wallison Ferreira, de Minas Gerais, e a carioca Caroline Rangel, que representa uma marca usada no esporte. “Nós estamos organizando uma festa para todos os amantes do esporte. Queremos contar com a participação de vários atletas e também de pessoas que gostem de ver a prática da modalidade, pois ela está crescendo e Mato Grosso já conta com grandes vencedores”, explicou.  

Além dos atletas renomados, toda a estrutura do torneio terá como tema as festas juninas. “Todos estarão a caráter e por conta disso será uma interação muito legal entre os participantes e atletas, nos dois dias de evento”, contou Hunt. A UFMT, local que sediará o evento, terá bandeirolas, fogueira e tudo o que lembra as festas juninas.

O organizador do evento também elogiou a profissionalização do esporte em Mato Grosso e no interior. “Nós estamos a cada dia mais nos aperfeiçoando e buscando aprimoramento. A modalidade precisa ainda passar por um reconhecimento para ser oficializada como esporte”, comentou Hunt.

Ele disse ainda que por conta disso ainda é complicada a busca por recursos e patrocinadores, pois o esporte é pouco conhecido pelos empresários: “Ainda busco recursos e patrocínio para o evento e tentando conscientizar os investidores que o Slackline é um esporte que tem potencial. E se tornará uma modalidade bem praticada e aperfeiçoada no meio dos esportes radicais”.

O Slackline

O esporte é basicamente uma modalidade em que o praticante precisa andar sobre uma fita de náilon, dependendo apenas de seu equilíbrio e concentração, e é praticado geralmente a uma altura de 30 cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio e agora, graças a Gibbon, vem sendo desenvolvido e difundido em todo o mundo.

Estima-se que a modalidade tenha surgido na década de 80, nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

O Slackline é indicado para todas as idades, desde crianças a partir de 5 anos a adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, no caso de ambos terem movimentos parecidos. O esporte apresenta muitos benefícios físicos e também mentais, dentre os quais se destaca o equilíbrio, a concentração, a consciência corporal, a velocidade de reação e a coordenação motora.

Ulisses Lalio

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.