O turismo de saúde ou turismo médico, que é quando a pessoa associa lazer e cuidados com a saúde, está em expansão no mundo todo. De acordo com a instituição especializada americana Patients Beyond Borders esse segmento cresce, atualmente, entre 15% e 25% ao ano. Neste mercado, o Brasil tem ganhado cada vez mais espaço, graças ao grande investimento do setor privado no alto padrão de atendimento e compromisso com a acreditação internacional, que garante padrões elevados no atendimento e procedimentos nas unidades.
De olho neste mercado com grande potencial, hospitais e estabelecimento de saúde enxergam a possibilidade de atrair novas fontes de receitas, e estão investindo na acreditação hospitalar, que é um processo de avaliação e certificação voluntária, que visa garantir a qualidade e a segurança dos serviços de saúde, como explicou a diretora do Conselho do Grupo IBES, Alexia Costa, durante o 1º Simpósio Mato-grossense de Gestão em Saúde (Simges), promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat).
“Hoje em dia a acreditação é um requisito muito importante quando um paciente de outro país busca atendimento de saúde no Brasil, todos entendem isso e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inclusive, tem incentivado as instituições a buscarem esse reconhecimento. Esses selos representam que as organizações têm garantia de qualidade, transparência de resultados e reputação sustentada de excelência clínica, o que é observado pelos pacientes vindos de países de primeiro mundo, onde esse padrão é obrigatório na área da saúde”, explicou.
A acreditação hospitalar é um instrumento fundamental para que as unidades de saúde ampliem a qualidade, a segurança e a eficiência dos serviços prestados aos pacientes. “É dessa forma que o estabelecimento pode buscar uma nova fonte de receita, atraindo esse paciente de outro país com esse diferencial, de ter esse selo de acreditação, que o diferencia dos demais”, pontuou Alexia.
Inteligência Artificial
O (Simges) também trouxe palestra que abordou os avanços da Inteligência Artificial na área da saúde. O CIO do Grupo Santa, Rubens Barreto palestrou sobre Inteligência Artificial na jornada do paciente dentro do hospital. Barreto contou que muitas pessoas ainda não fazem ideia do quanto a IA está presente na área da saúde, e o quanto ela ainda vai avançar nos mais diversos setores da saúde.
“Hoje em dia a IA está presente desde a entrada de um paciente no pronto socorro, na coleta de exames, na análise do médico, e até mesmo nos equipamentos de imagem. A Inteligência Artificial já faz análise do resultado de um exame de imagem e pode informar se existe alguma irregularidade, com um tumor, uma calcificação ou qualquer outra variação que não deveria existir ali”, pontuou.
Segundo ele, o papel do médico continuará o mesmo, de encontrar a melhor forma para tratar o paciente, só que agora com o auxílio da ferramenta que é a IA.
“Acredito que num futuro próximo o sistema de diagnóstico vai praticamente todos migrar para IA. Isso já acontece em diagnóstico por imagem e deve acontecer em outras especialidades também. O papel do médico continuará o mesmo, que é de tratar do paciente, só que o propósito de toda essa integração é diminuir o cargo burocrático que ele tem hoje, conseguir dar a informação certa, no momento certo para ele focar no que é mais importante, que é tratar a doença com o paciente da melhor forma”.
Liderança, gestão de custos e legislação
O 1º Simpósio Mato-grossense de Gestão em Saúde foi evento realizado pelo Sindessmat que trouxe assuntos relevantes e palestrantes renomados voltado para gestores, proprietários de estabelecimentos e profissionais da área da saúde, e abordou ainda temas como a gestão e estratégia de custos, reforma tributária, inteligência artificial na saúde e perspectivas globais para o setor da saúde.
“Pensamos na realização desse evento em trazer inovações, tendências e perspectivas para o setor de saúde. Trouxemos palestrantes que são referência em todo o país para apresentar os diversos cenários do setor para os profissionais aqui de Mato Grosso, desde a área legislativa até gestão de custos e geração de receitas, uma forma de ajudar esses profissionais a tornar seu negócio mais moderno e viável neste setor que vive em constante evolução”, explicou a diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West.